domingo, 29 de novembro de 2020

Estadual Sub-16 fecha calendário do atletismo de base em Mato Grosso do Sul

 





A Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS) fecha neste final de semana, dias 28 e 29 de novembro, o calendário sul-mato-grossense de base, com a realização do Campeonato Estadual de Atletismo Sub-16. Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a competição acontecerá no Parque Olímpico Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.


Segundo a FAMS, aproximadamente 70 atletas de Amambai, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Sonora e Três Lagoas disputarão as provas no complexo esportivo. Serão adotados protocolos de biossegurança à risca, por conta da disseminação do novo coronavírus (Covid-19).


O evento terá a presença ilustre do atleta olímpico goiano Mahau Camargo Suguimati, especialista na prova dos 400 metros com barreiras. Ele é treinado em São Paulo pelo campo-grandense Cleberson Yamada, que retornou à cidade natal em meio ao período pandêmico. Além de prestigiar as provas do sub-16, Suguimati fará um treinamento na pista internacional do Parque Ayrton Senna, visando o Grande Prêmio Brasil de Atletismo (6 de dezembro) e o Troféu Brasil (10 a 13 de dezembro). Ambas as competições nacionais contam pontos aos Jogos Olímpicos de Verão 2021, de Tóquio, no Japão.


“É sempre uma honra receber um atleta olímpico em nosso Estado, ainda mais o Mahau, que tem como técnico um profissional sul-mato-grossense, mostrando a força do nosso atletismo. Sem dúvida, a vinda do Mahau vai abrilhantar ainda mais o Estadual Sub-16 e servir de inspiração para nossos jovens atletas”, evidencia o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.


Mesmo sem a realização do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) neste ano, o Estadual servirá de preparação e motivação aos atletas. “Apesar da pandemia, vários atletas vêm treinando regularmente e vão procurar melhorar suas marcas no Estadual deste fim de semana. Infelizmente não teremos o Brasileiro, mas sem dúvidas essa competição motivará nossos atletas neste ano tão atípico, já pensando nas disputas de 2021”, frisa o presidente da FAMS, Marcelo Erick Moriyama.


Briga pelo recorde


O Campeonato Estadual Sub-16 receberá ainda o mato-grossense Arthur Monteiro Curvo. Líder do ranking nacional sub-16 no lançamento do dardo, ele disputará o recorde brasileiro da categoria com Yuri Moreira Benites, atleta indígena guarani-kaiowá de Amambai, que se mantém na ponta do ranking nacional e sul-americano sub-18 da prova.


Atualmente, de acordo com a CBAt, o recorde nacional sub-16 do dardo é de 63,09 metros, alcançado por William Dereste Lima, do Paraná, no Brasileiro de 2016, sediado em São Bernardo do Campo (SP).


No último final de semana, os jovens atletas travaram embate acirrado 11ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo, realizado em Bragança Paulista (SP). Na ocasião, o sul-mato-grossense de 15 anos, representando a Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, obteve a medalha de prata, ao atingir a marca de 61,04 metros. Já o desportista do Estado vizinho fez 62,01 metros e ficou com o ouro.


As provas do Estadual de Atletismo Sub-16 2020 serão as seguintes:


Corridas rasas: 75 m, 250 m e 1.000 m


Arremessos e lançamentos: peso, disco e dardo


Salto: distância


As disputas começarão no sábado (28.11), a partir das 14 horas e continuam no domingo (29.11) pela manhã, com início às 8 horas. Em virtude da pandemia viral, será permitida a presença de 30% da capacidade de público do Parque Ayrton Senna, conforme o Decreto n. 14.494, de 13 de outubro de 2020, da Prefeitura Municipal de Campo Grande.


Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)


Publicado por: Lucas Castro

Nenhum comentário: