quarta-feira, 11 de março de 2020

Populares encontram filhote de onça-parda em área rural de Chapadão do Sul

                                            Foto; Divulgação PMA

Nas primeiras horas da manhã de ontem (10), funcionários de uma usina sucroenergética, localizada entre os municípios de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, encontraram um filho de onça-parda (Puma concolor) que estaria perdido da mãe.

O filhote estava em um canavial e foi levado pelos funcionários até o quartel da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Costa Rica.

A PMA acredita que a onça mãe teria fugido em razão do barulho das máquinas, abandonando o filhote. Uma equipe encaminhará o filhote ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. Este é o primeiro filhote encontrado neste ano. Em 2019 foram três filhotes, todos encontrados em canaviais.

ORIENTAÇÃO

A PMA orienta aos funcionários das usinas, onde têm sido encontrados mais filhotes de animais, especialmente onças-pardas, e às pessoas que residem em áreas rurais, que antes de recolherem os filhotes aparentemente abandonados pelas mães, afastem-se do local, evitem quaisquer barulhos nas proximidades, pois os adultos normalmente voltam em busca dos filhotes, quando a situação de estresse cessa.

Depois de algum tempo, a pessoa deve voltar e, caso o filhote ainda esteja no local, ou nas proximidades, e recolher o animal, em caso que não haja risco, ou acionar a PMA para que faça a captura e recolhimento do bicho.

Nenhum comentário: