quarta-feira, 4 de março de 2020

Organização criminosa contava com adolescente no quadro de ‘funcionários’



Por Wender Carbonari e Osvaldo Duarte


Ação conjunta em operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (4) resultou em 27 mandados de prisão, dois mandados de internação provisória, além de outros mandados de busca domiciliar.

A organização voltada ao tráfico de drogas atuava na cidade de Rio Brilhante, distante 70 quilômetros de Dourados.

As investigações apontam para 29 funcionários, entre eles mulheres e até um adolescente que recebeu mandado de internação.

Além das buscas em residências, também são realizada ações para identificar os líderes do esquema que emitiam comandos de dentro de presídios localizados em Dourados, Campo Grande e também em Rio Brilhante.

A operação contou com o apoio muitos policiais da região, dentre eles do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados, Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), dos departamentos de Polícia Civil de Caarapó, Itaporã e de Nova Alvorada, bem como apoio do Canil do 3° Batalhão Policial Militar de Dourados.

DIVISÃO DE TAREFAS

A investigação que teve início há seis meses obteve êxito em delimitar a exata função de cada um dos integrantes da organização, bem a hierarquia interna da organização.

As lideranças, em sua maioria no presídio, coordenavam e encomendavam a venda e distribuição de drogas. Outros integrantes, espalhados pela cidade, realizavam a atividade de comercialização no varejo, enquanto os demais exerciam outras atividades de apoio como recolhimento de dinheiro, depósito, dentre outras tarefas.

RESULTADOS

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de buscas em residências na cidade de Rio Brilhante, os quais tinham como principal objetivo a localização dos suspeitos.

Na cidade de Rio Brilhante, cinco pessoas que estavam em liberdade foram presas preventivamente e um adolescente foi internado provisoriamente.

Além disso, também está sendo dado cumprimento a cinco mandados de prisão de  no Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, quatro mandados de prisão no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, seis mandados de prisão na Penitenciária Estadual de Dourados e três mandados em presídios em Campo Grande, todos relacionados às atividades da associação na cidade de Rio Brilhante.

PANÓPTICO

A operação foi denominada Panóptico, em inspiração ao modelo penitenciário idealizado por Jeremy Bentham, em que por meio um único centro de vigilância conseguia-se observar um grande número de presos, sem que eles soubessem que estavam sendo observados.

Nenhum comentário: