sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Filme : AMEAÇA PROFUNDA




Ficha técnica
Nome: Ameaça profunda
Nome Original: Underwater
Cor filmagem: Colorida
Origem: EUA
Ano de produção: 2020
Gênero: Ação, Suspense
Duração: 95 min
Classificação: 14 anos
Direção: William Eubank
Elenco: Kristen Stewart, Jessica Henwick, T.J. Miller


Ameaça profunda foi o título nacional genérico que se deram ao trabalho de dar para um filme que está abaixo do genérico, como mais uma cópia surrada e sem criatividade de Alien, substituindo o espaço pelo fundo do oceano (“No fundo do oceano ninguém vai ouvir você gritar também”), e o monstro alienígena por criaturas que podem ser do fundo do oceano mesmo ou de outro planeta – pouco importa.

Kristen Stewart, que parece estar tirando férias das produções europeias de arte e fazendo algum dinheiro em aspirantes a blockbusters hollywoodianos, aqui interpreta uma engenheira, Norah, que participa de uma equipe de técnicos e pesquisadores numa estação de pesquisa e escavação no fundo do oceano. Depois de uma série de explosões, e com boa parte da tripulação morta, a (literalmente) meia-dúzia de sobreviventes está incomunicável e precisa chegar a uma estação que permitirá voltar à superfície. E isso devem fazer andando.

Até então, todos creem que o único problema é técnico, causado por um terremoto, até que uma criatura estranha dá o ar de sua graça. Como de praxe, é bom não se apegar a nenhum personagem – interpretados por Vincent Cassel, T. J. Miller e Jessica Henwick , entre outros – do filme de William Eubank, todos vítimas em potencial. Também não é difícil não se importar com essas pessoas, uma vez que são sem graça, sem profundidade ou carisma.

Há meia dezena de cenas que parecem um plágio a Alien, com direito a enfrentamento entre a heroína e a criatura. Mas algumas décadas separam os dois filmes, e o que fazia de Ripley uma figura ímpar era exatamente sua condição de mulher – aqui isso não é muito importante, a não ser para colocar uma subtrama envolvendo um noivo/colega de trabalho que morreu.

Visualmente, Eubank não tem muito senso de como e quando usar trucagens de edição. Há inexplicáveis câmeras lentas e cortes rápidos que transmitem mais falta de qualidade estética do que algum sentido de perigo ou urgência. Fora isso, era completamente dispensável a participação de Miller (num personagem cuja função é explicar o filme), que se tornou um excluído em Hollywood quando há pouco mais de dois anos atrás acusações de abusos e violência contra mulheres vieram à tona. Em defesa de Ameaça Profunda, porém, pode se dizer que o longa foi rodado em 2017.
Alysson Oliveira

Nenhum comentário: