sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Aceccine divulga sua lista de melhores filmes de 2019




A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anuncia os filmes que mais se destacaram em 2019, votados por profissionais que atuam como críticos, programadores e pesquisadores de cinema no Ceará. “Inferninho”, dirigido por Guto Parente e Pedro Diógenes e realizado com o grupo teatral Bagaceira, foi eleito o melhor longa cearense. “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, e “Parasita” (Coreia do Sul), de Bong Joon-ho, foram citados nas demais categorias de longas. Entre os curtas estão o horror cearense “Pop Ritual”, de Mozart Freire, e o drama familiar pernambucano “Marie”, de Leo Tabosa, ambos premiados na última edição do Festival Cine Ceará.

Para os prêmios de melhor longa-metragem estrangeiro e brasileiro, os associados consideraram produções lançadas em circuito comercial no Ceará entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019. Concorriam na categoria de melhor longa-metragem cearense os filmes que estrearam nas salas de cinema, no mesmo período, ou obras inéditas em circuito que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no decorrer do ano, realizados por cineastas locais. O critério para o prêmio de melhor curta/média brasileiro contemplava filmes que tiveram uma primeira exibição pública em mostras e festivais do Brasil em 2019. Já para os curtas cearenses, concorriam obras que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no mesmo período.

Melhores Filmes de 2019 segundo a Aceccine:

Melhor Longa-metragem Cearense:
“Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diógenes

Melhor Longa-metragem Brasileiro:
“A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz

Melhor Longa-metragem Estrangeiro:
“Parasita” (Coreia do Sul), de Bong Joon-ho

Melhor Curta/Média-metragem Cearense:
“Pop Ritual”, de Mozart Freire

Melhor Curta/Média-metragem Brasileiro:
“Marie” (PE), de Leo Tabosa

Sobre a Aceccine

A Aceccine é uma entidade sem fins lucrativos formada por jornalistas, críticos, programadores e pesquisadores de cinema do Ceará que promove a reflexão crítica, responsável e de qualidade sobre as obras audiovisuais. A entidade tem como objetivo o fortalecimento do cinema cearense e o respaldo da atuação de profissionais da crítica nos veículos locais. A Aceccine mantém uma publicação eletrônica (www.aceccine.org) onde são publicados textos, artigos e dossiês sobre cinema, respeitando a diversidade de opiniões e experiências dos associados.

Canais de Comunicação

Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)

Nenhum comentário: