sábado, 26 de outubro de 2019

Peixes são capazes de “cheirar” vírus

Por:  -Leonardo Gottems           Foto: MAPA

Graças aos seus neurônios olfativos, os peixes podem identificar vírus e, assim, ativar mecanismos de defesa imunológica para prevenir infecções. Esta é a principal conclusão alcançada no trabalho realizado em conjunto entre a Universidade de Múrcia (UMU) e o Instituto Murciano de Pesquisa Biosanitária (IMIB), em colaboração com a Universidade do Novo México.

“Essa capacidade dos neurônios olfativos de detectar  vírus  dá aos peixes a chance de evitar a infecção ao fugir, mas, além disso, descobrimos que, se o vírus entra na via nasal, são esses mesmos neurônios que ativam a resposta imune e colocam em funcionamento aos linfócitos T, que são como os soldados que protegem contra infecções ”, explica o professor de biologia celular da UMU Victoriano Mulero, do grupo de pesquisa Imunidade, Inflamação e Câncer.

A pesquisa, realizada com peixe - zebra em Múrcia e truta no Novo México, confirmou que a resposta é ativada por um sinal elétrico dos neurônios. O desafio agora é descobrir exatamente quais mecanismos estão envolvidos para que essa resposta do sistema imunológico seja implementada.

O trabalho, publicado no PNAS, abre as portas para o desenvolvimento de tratamentos e vacinas mais eficazes contra um vírus semelhante à raiva em humanos que afeta peixes. Esse achado também representa um desafio para o setor de aquicultura devido às grandes perdas econômicas que as espécies são afetadas pelo vírus.

O objetivo desta pesquisa é sua aplicação na aquicultura, mas abre caminho para pesquisas de longo prazo, a fim de tirar conclusões sobre o comportamento de vírus que afetam o sistema nervoso, como raiva e outros que infectam o trato respiratório, como o resfriado e a gripe.

Nenhum comentário: