quinta-feira, 31 de outubro de 2019

MS pode abrir mais de 5 mil vagas temporárias de emprego de fim de ano


                                            Foto:Divulgação

Com saldo positivo de geração de 19.170 empregos formais entre janeiro e setembro, Mato Grosso do Sul passou a ocupar o 2° lugar no ranking brasileiro no período, e pode gerar mais de 5 mil vagas temporárias para o fim do ano.

Desse total, cerca de 40% das vagas devem se concentrar na Capital. A projeção é da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul).

A estimativa de abertura de vagas representa praticamente a mesma, na comparação com o ano passado, pois o cenário é de cautela, explica a economista da entidade Daniela Teixeira Dias.

“O índice de confiança do empresário do comércio por exemplo, está maior que no início da instabilidade econômica, e maior que o ano passado. É o incremento superior a 10%, o índice de confiança do empresário. Novamente a intenção de consumo voltou a zona positiva. E diante desses aspectos, o índice de confiança do empresário tende a continuar melhorando. E isso pode repercutir na contratação de temporários”, detalha.

O Natal é a principal data para o comércio, e o pico de contratações temporárias no setor ocorre entre os meses de novembro e dezembro. Esse formato de contratação representa uma solução viável para as empresas suprirem a demanda, e uma oportunidade para os trabalhadores que além de adquirir experiência no mercado de trabalho, podem se destacar na atividade e conquistar uma vaga permanente.

Geração de empregos

Balanço de setembro divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), coloca Mato Grosso do Sul com melhor desempenho dos últimos quatro anos na geração de emprego para o mês.

O saldo acumulado indica que o Estado gerou 917 empregos com carteira assinada, acompanhando o crescimento nacional, que aponta geração de 157.213 postos de trabalho no mesmo período.

Nenhum comentário: