terça-feira, 29 de outubro de 2019

Soja abre semana em leve alta em Chicago

Por:  -Leonardo Gottems 

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (28.10) alta de 0,50 ponto no contrato de Novembro/19, fechando em US$ 9,2075 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 0,50 e 1,25 ponto.


Os principais contratos futuros abriram a semana em ligeira alta no mercado norte-americano da soja, com ausência de notícias relacionadas às negociações entre China e EUA. “O relatório semanal de Inspeções à Exportação mostrou remessas de 1,568 MT de soja durante a semana de 24/10. Isso foi 17,8% acima da semana anterior e 15,94% maior que no ano anterior. Do total, 535.926 tn foram destinados à China”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a ARC Mercosul, mais uma semana se inicia com a mesma retórica: “Sem novidades especuláveis, mercado segue sem uma tendência definida. Operadores da CBOT não estão com qualquer vontade de assumir posições frente a falta de direcionamento. Desde que Trump declarou um momento de ‘reconciliação’ com Jinping, nenhum dado concreto foi publicado. Nem mesmo o lado chinês trouxe qualquer confirmação oficial”.

“Na América do Sul, o foco volta para o novo presidente eleito, Alberto Fernández, declarado de esquerda e que dispara um imenso temor frente ao mercado. Produtores rurais argentinos temem a elevação tarifária nas exportações de commodities agrícolas, uma vez que o caixa público vem sofrendo arduamente com uma economia em crise há anos/décadas. A ARC acredita que o peso argentino deva sofrer uma desvalorização de 30%-50% no próximo ano. Fundos especulativos estão zerando posições abertas, diante de tantas incertezas políticas no globo”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Nenhum comentário: