segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ministério Público abre inscrições para escolha de corregedores


As vagas para corregedor-geral e seu substituto do Ministério Público Estadual serão definidas em eleição. O período para cadastro de interessados pelas vagas acontece hoje (23) e amanhã (24).

O procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos divulgou o aviso no Diário Oficial do MPE, edição de hoje (23).

O atual corregedor-geral é o procurador Mauri Valentim Riciotti e a vaga de substituto é ocupada por Antônio Siufi Neto.

A função do setor é orientar e fiscalizar as atividades dos promotores no Estado. A escolha dos corregedores é feita por meio de eleição no Colégio de Procuradores e o mandato é de dois anos.

Em 2015, o departamento instaurou 98 procedimentos para fiscalizar e orientar atividades de promotores e servidores do MPE. Somente de reclamação, foram atendidos 27 casos, sendo 16 arquivados e 10 ainda estão sob análise, segundo balanço oficial.

No ano passado também ouve correição no Grupo de Autuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), responsável por investigação da Operação Coffee Break, por determinação do Conselho Nacional do Ministério Público.

Os corregedores também uniformizaram a atuação da promotoria no Controle Externo da Atividade Policial Concentrado e Difuso.

Nenhum comentário: