terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Aumenta busca por produtos perto do vencimento

Band


Muitos consumidores aceitam comprar produtos próximos do vencimento em troca de um desconto. Alguns supermercados têm até reforçado esse tipo de oferta, mas para aproveitar as vantagens sem risco é preciso tomar alguns cuidados. 

A reportagem visitou uma rede de supermercados que decidiu investir nesse tipo de promoção. Os produtos ganharam um espaço específico nas lojas, com placas que alertam o consumidor para a validade.

“É uma ação ganha-ganha. Tanto pra gente, que não desperdiça esses alimentos e não acaba jogando eles fora, e pro consumidor, que ele consegue descontos de até quarenta por cento nesses produtos específicos”, diz Thatiana Zukas, coordenadora de sustentabilidade do supermercado.
 
Não é de hoje que os mercados usam os descontos para vender os produtos que estão próximos do vencimento, o que mudou é que agora mais pessoas estão dispostas a levá-los para casa para economizar nas compras. Mas fica o alerta: se não for para consumir dentro do prazo estabelecido na embalagem, melhor não levar. 

“Você pode comprar um produto e consumi-lo até a data em que vai vencer, porque isso as fábricas e as indústrias garantem, após essa data, existe o início da proliferação de bactérias. Você pode ter as infecções alimentares, intoxicações e isso se tornar um risco”, explica a nutricionista Fernanda Aguiar. 

Vale prestar atenção também no aspecto do produto. Um alimento congelado, por exemplo, não deve estar amolecido – é um sinal de problemas na conservação, o que pode encurtar o prazo de validade. 

Nenhum comentário: