sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Obras de Monteiro Lobato e Ziraldo são distribuidos em Campo Grande

Com Assessoria

Dois dos maiores expoentes da literatura brasileira, Monteiro Lobato e Ziraldo, farão parte do cotidiano dos alunos das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) em 2010. Suas obras, clássicos da literatura infantil, serão distribuídas em bibliotecas e discutidas em sala de aula.

Livros como “O Sítio do Picapau Amarelo” e “O Menino Maluquinho” irão entregar um grande kit composto por 107 obras. Destas, 84 são de Monteiro Lobato e 23 de Ziraldo. Serão distribuídos de quatro a sete kits por escola, variando o número de kits de acordo com o número total de alunos da instituição. Os Ceinfs (Centro de Educação Infantil) receberão um kit cada um.

“O objetivo de inserir esses autores entre o material da Reme é despertar o interesse pela leitura por parte das crianças e adolescentes”, explica o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cícero Rosa Vilela. “Os professores irão formar grupos de estudo e discussão das obras com os alunos, o que facilita a compreensão do conteúdo”.

Todas as obras estão atualizadas de acordo com as convenções da nova gramática da língua portuguesa. Os kits estão sendo entregues nas escolas de Campo Grande junto com o material didático.

Sobre os autores

Ziraldo Alves Pinto é escritor, jornalista, cartazista, teatrólogo e chargista. Mineiro natural de Caratinga (MG), nasceu em 1932 e começou a carreira nos anos 50. Nos meados de 1960 ganhou fama com a revista em quadrinhos “A Turma do Pererê”. Seu primeiro livro infantil, “Flicts”, veio em 1969 e inaugurou uma sequência intensa de produção de outros livros e, como conseqüência, uma carreira de sucesso.

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Em seu currículo estão prêmios diversos como o Jabuti (um dos principais reconhecimentos da literatura nacional) e o prêmio internacional Hans Christian Andersen.

Já Monteiro Lobato é considerado um gênio da literatura, aliando fantasia e educação de forma harmônica e divertida. Nascido em Taubaté (SP) em 1848, começou sua carreira escrevendo contos para jornaizinhos escolares. A fama veio com "A Menina do Narizinho Arrebitado", seu primeiro livro, publicado em 1920.

A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no “Sítio do Picapau Amarelo”. Seus personagens - a senhora dona da fazenda ”Dona Benta”, seus netos “Narizinho” e “Pedrinho” e a empregada “Tia Nastácia” – ficaram imortalizados na memória de diversas crianças após a exibição da série “O Sítio do Picapau Amarelo” pela Rede Globo na década de 80, que deu vida à fantasia criada pelo autor e sublinhou seu caráter de leitura obrigatória para qualquer pessoa.

Nenhum comentário: