Uma música inédita dos Beatles, 'Now and Then', será lançada em 2 de novembro, confirmaram Paul McCartney e Ringo Starr, nesta quinta-feira. Em junho, Paul havia divulgado que uma canção inédita dos Beatles gravada com o auxílio de inteligência artificial (IA) para recriar a voz de John Lennon, morto em 1980, seria lançada ainda este ano. O músico afirmou, na ocasião, que a faixa será a "última gravação" do grupo.
"Now And Then’ é a última música dos @thebeatles – escrita e cantada por @JohnLennon, desenvolvida e trabalhada por Paul, @GeorgeHarrisonOfficial @RingoStarrMusic, e agora finalmente finalizada por Paul e Ringo mais de quatro décadas depois. Um documentário de 12 minutos será lançado em 1º de novembro no canal dos Beatles no YouTube e conta a história por trás da última música dos Beatles, com filmagens e comentários exclusivos de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson", afirma o comunicado, divulgado nas redes sociais dos artistas.
Um vídeo divulgado nas redes sociais dos artistas mostram momentos de intimidade dos músicos e bastidores da gravação da "última música".
No vídeo que anuncia a data de lançamento, os músicos destacam que sabiam que a morte de John Lennon seria "o fim" do grupo. No entanto, a viúva Yoko Ono lembrou que tinha uma fita com a voz do marido gravada. A faixa foi acrescida de baixo, por Paul, e de bateria, por Ringo, e produzida como uma "última música" dos Beatles, com ajuda de inteligência artificial.
Integrante do lendário grupo de Liverpool, Paul McCartney explicou em uma entrevista à BBC que, para concretizar a gravação, a equipe extraiu a voz de Lennon de uma antiga fita cassete.
— Era uma demo que John (Lennon) tinha e na qual trabalhamos. Acabamos de finalizá-la — disse. — Quando viemos fazer o que será a última gravação dos Beatles, era uma demo que John tinha (e) nós conseguimos captar a voz de John e torná-la pura por meio da IA.
McCartney destacou que a equipe conseguiu mixar a gravação, como de costume em trabalhos atuais.
— Isso dá algum tipo de margem de manobra — acrescentou o músico.
Em abril de 1970, seis meses depois do lançamento do álbum "Abbey Road" e um mês antes antes do lançamento de "Let it Be", os Beatles anunciaram a separação do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário