sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Netflix melhora transmissão de imagem em smart TVs e PS4 Pro

 




André Luiz Dias Gonçalves

via nexperts


A Netflix começou a usar o codec de vídeo AV1 em transmissões para alguns modelos de smart TVs, conforme comunicado divulgado na terça-feira (9). Com o suporte, também liberado no app para o console PlayStation 4 Pro, os assinantes têm acesso a imagens de melhor qualidade e menor consumo de dados.


Sucessor do HEVC (H.265), utilizado pela própria Netflix, além do Amazon Prime Video e Disney+, o AV1 é um formato aberto e livre de royalties. Ele se destaca pela maior capacidade de compressão, possibilitando visualizar vídeos com qualidade superior mesmo em conexões lentas.


Desenvolvido pelo consórcio Alliance for Open Media, o codec está disponível desde 2018, tendo se transformado em uma opção mais barata para as plataformas. Porém, é necessário o suporte de hardware nos dispositivos para aproveitar as vantagens oferecidas pelo padrão.



Em fevereiro de 2020, a Netflix realizou os primeiros testes com o codec AV1, transmitindo conteúdos neste formato para os usuários do app no Android. Segundo a empresa, a novidade “melhorou a experiência de visualização dos assinantes, especialmente em condições desafiadoras”, levando-a a ampliar o suporte a partir de agora.


Modelos de TV compatíveis

Ao The Verge, a Netflix confirmou os primeiros televisores que suportam AV1 ao executar o app da plataforma de streaming. A lista inclui modelos recentes da Samsung e dispositivos Amazon Fire TV, além de opções com Android TV. Confira:


Smart TVs UHD Samsung 2020

Smart TVs UHD QLED Samsung 2020

Smart TVs Samsung 2020 8K QLED

Smart TVs Samsung The Frame 2020

Smart TVs Samsung The Serif 2020

Smart TVs Samsung The Terrace 2020

Dispositivos Amazon Fire TV com Fire OS 7 e superior

Dispositivos Android TV com Android 10 e superior

Também é possível reproduzir os vídeos AV1 em qualquer TV conectada ao PS4 Pro, executando o app Netflix no videogame.

Nenhum comentário: