terça-feira, 30 de novembro de 2021

Análise: Cientistas perguntam se Omicron pode ultrapassar Delta

 

Muitas questões permanecem, incluindo se o Omicron escapará da proteção da vacina e se causará doenças mais sérias. Mas tais características seriam muito menos preocupantes se a nova variante permanecesse relativamente contida


Jornal do Brasil

Enquanto os cientistas correm para entender as consequências da variante Omicron da covid-19, uma das questões mais importantes é se esta nova versão do coronavírus pode superar a variante Delta globalmente dominante.


A Organização Mundial da Saúde, na sexta-feira (26), designou a Omicron uma "variante de preocupação" poucos dias depois que a variante foi relatada pela primeira vez no sul da África. A OMS disse que está se coordenando com muitos pesquisadores em todo o mundo para entender melhor como a variante terá impacto na pandemia de covid-19, com novas descobertas sendo esperadas em "dias e semanas".


Muitas questões permanecem, incluindo se o Omicron escapará da proteção da vacina e se causará doenças mais sérias. Mas tais características seriam muito menos preocupantes se a nova variante permanecesse relativamente contida.


Vários especialistas em doenças entrevistados pela Reuters disseram que já existem fortes motivos para acreditar que a Omicron tornará as vacinas menos eficazes. A Omicron compartilha várias mutações importantes com duas variantes anteriores, Beta e Gamma, que as tornam menos vulneráveis às vacinas. Além disso, a Omicron tem 26 mutações exclusivas, muitas delas em regiões visadas pelos anticorpos da vacina.


Em poucos meses, porém, a Delta se espalhou muito mais rapidamente do que qualquer um de seus predecessores.


"Portanto, a questão, na verdade, é como a Omicron é transmissível em relação à Delta. Essa é a principal coisa que precisamos saber", disse John Moore, professor de microbiologia e imunologia do Weill Cornell Medical College em Nova York. Também é provável que seja um dos últimos a ser respondido, disseram os especialistas. Autoridades sul-africanas deram o alarme sobre a Omicron depois de identificar apenas dezenas de casos da variante.


Os cientistas estarão observando de perto se os casos causados pela Omicron relatados em bancos de dados públicos começam a suplantar aqueles causados pela Delta. Isso pode levar de três a seis semanas, dependendo da velocidade com que a variante se move, dizem os especialistas.


Outras informações devem vir mais rapidamente. Em duas semanas, "teremos um controle melhor sobre a gravidade da doença", disse o Dr. Peter Hotez, especialista em vacinas e professor de virologia molecular e microbiologia do Baylor College of Medicine. "Estamos ouvindo diferentes relatórios - alguns dizendo que é uma doença muito leve e outros (relatando) alguns casos graves em hospitais sul-africanos."


Dentro de um período de tempo semelhante, os pesquisadores disseram que esperam respostas precoces sobre se a Omicron pode escapar da proteção das vacinas. Os dados iniciais virão de testes de laboratório de amostras de sangue de pessoas vacinadas ou animais de laboratório, analisando anticorpos nas amostras após a exposição à nova variante.


"Há muitos laboratórios que estão procurando ativamente fazer o vírus Omicron e testar sua sensibilidade aos anticorpos, e isso vai levar algumas semanas", disse Moore.


David Ho, professor de microbiologia e imunologia da Universidade de Columbia, em Nova York, acredita que a Omicron mostrará um grau substancial de resistência, com base na localização de suas mutações na proteína spike do vírus.


"Os anticorpos da vacina têm como alvo três regiões no pico do coronavírus, e a Omicron tem mutações em todas as três regiões", disse Ho. “Nós, especialistas técnicos, estamos muito mais preocupados do que os especialistas em saúde pública pelo que sabemos da análise estrutural” da Omicron.


Outros observam que as variantes anteriores, como a Beta, também tinham mutações que tornavam as vacinas menos eficazes, mas que essas vacinas ainda ajudavam a prevenir doenças graves e morte. Mesmo que os anticorpos neutralizantes induzidos por vacinas se tornem menos eficazes, outros componentes do sistema imunológico, conhecidos como células T e células B, provavelmente compensarão, disseram eles.


"A vacinação provavelmente ainda o manterá fora do hospital", disse John Wherry, diretor do Penn Institute for Immunology, na Filadélfia.


Os primeiros estudos do mundo real sobre a eficácia da vacina contra Omicron na comunidade devem levar pelo menos três a quatro semanas, já que os especialistas estudam as taxas das chamadas infecções "inovadoras" em pessoas que já estão inoculadas, disse o Dr. Michael Osterholm, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Minnesota.


David Ho, da Columbia, disse que o fato de o Omicron já estar se espalhando na presença da Delta, "que superou todas as outras variantes, é preocupante".


Mas outros insistem que ainda é uma questão em aberto.


Quando se trata de mutações específicas que podem ajudar a propagação do Omicron, "não parece muito diferente de Alpha ou Delta", disse Hotez. (com agência Reuters)

Nenhum comentário: