domingo, 31 de outubro de 2021

UFMS abre 780 vagas para movimentação interna e reingresso nos cursos de graduação

 




A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu até 8 de novembro as inscrições para o processo seletivo de preenchimento de vagas para movimentação interna e reingresso nos cursos de graduação. As 780 vagas ofertadas são para cursos em diferentes campus da Universidade, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.


Os interessados em se inscrever na modalidade reingresso não podem ter matrícula regular ativa em nenhum outro curso de graduação na UFMS; não podem ter sido excluídos por desistência, jubilamento ou solicitação própria no curso em que pretendem reingressar; e não podem ter estudado no curso pretendido por meio de outro edital de reingresso.


Já os que desejarem se inscrever na modalidade movimentação interna devem prestar atenção nas três categorias disponíveis, pois cada uma possui especificidades diferentes. A categoria Classe 1 é destinada aos que estão matriculados ou com matrícula trancada em um curso com o mesmo nome do curso pretendido. A categoria Classe 2 é para os que desejam um curso de mesmo nome, porém alterar a diplomação (bacharelado ou licenciatura). Já a categoria Classe 3 é voltada para quem deseja mudar para outro curso na mesma área de conhecimento do curso em que está matriculado/com matrícula trancada.


As inscrições serão pelo site ingresso.ufms.br e a previsão de divulgação dos resultados preliminares é 16 de novembro, para início das aulas no 1º semestre de 2022, em março.


Os editais de movimentação interna e reingresso são uma estratégia para reduzir o quantitativo de vagas não preenchidas na Universidade. “As vagas ofertadas no edital de reingresso e movimentação interna são vagas deixadas por estudantes que evadiram dos cursos. Semestralmente, verificamos a quantidade de vagas e ofertamos neste edital. Por meio dele, o estudante que evadiu do curso tem a oportunidade de reingressar novamente e dar continuidade ao seu estudo. Além disso, o estudante que não se adaptou ao curso que está fazendo, tem a oportunidade de mudar para outro curso da mesma área – é claro que desde que haja vaga prevista para o curso desejado neste edital”, explica o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.


O objetivo é atingir a capacidade total de cada curso. Portanto, as vagas remanescentes deste edital são destinadas para a transferência de estudantes de outras instituições de Ensino Superior e o ingresso de estrangeiros portadores de visto de refugiado, humanitário ou reunião familiar; e de portadores de diplomas.

Nenhum comentário: