quinta-feira, 28 de outubro de 2021

O hatch elétrico e-208 GT desembarca no Brasil para reposicionar a Peugeot no mercado nacional

 




Daniel Dias/AutoMotrix



A versão elétrica vem da Europa e o preço inicial de lançamento é de R$ 244.990


Espécie de talismã da Peugeot, o 208 continua agitando a cada novo movimento. Desta vez, o compacto da marca do leão apresenta no Brasil na versão e-208 GT, totalmente elétrica. 


A nova configuração repete boa parte da estética da versão flex, inclusive os característicos faróis de circulação diurna com assinatura de iluminação full-led que remetem aos “dentes de sabre”, faixas de proteção das janelas em preto brilhante e rodas de 17 polegadas com inserções (as do modelo elétrico são exclusivas). 


Enquanto a nova geração, movida por propulsão convencional, é produzida na Argentina, a versão elétrica vem da Europa. Produzido na fábrica de Trnava, na Eslováquia, o Peugeot e-208 GT está no Brasil em condições especiais de lançamento, com preço de R$ 244.990, com os vinte primeiros compradores recebendo uma estação de recarga doméstica da WEQ. 


O preço final do novo elétrico ficará em R$ 250 mil, com direito a um sistema de recarga das baterias da unidade de potência desenvolvido especificamente para uso em tomadas convencionais.


A performance do e-208 GT é garantida por um motor elétrico que entrega 26,5 kgfm de torque e 136 cavalos de potência, que permitem ao modelo acelerar de zero a 100 km/h em 8,3 segundos e chegar à máxima de 150 km/h. 



A autonomia é de 340 quilômetros, conforme o ciclo WLTP. Há três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. 


O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia, o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e do torque máximos. 


Segundo a Peugeot, em condições totalmente ideais, entrando nessa equação o jeito de dirigir, o modo de condução até temperaturas não muito altas nem baixas, a autonomia do e-208 GT pode chegar a 400 quilômetros. O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: “P” (Park – estacionamento), “D” (Drive), “N” (Neutro), “R” (Ré) e “B” Mode. Esse último atua de modo a garantir regeneração da bateria, aumentando a autonomia do veículo. 



Além de três modos de condução, o elétrico oferece dois modos de frenagem: “Moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “Aumentado”, para uma frenagem proporcionada pela redução na pressão no pedal do acelerador.



Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT pode ser carregado em tomadas convencionais residenciais ou em estações rápidas por meio de um plug. O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para continua (DC). 



O elétrico pode ter 80% da bateria carregada em menos de trinta minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW. Isso garante cerca de 270 quilômetros de autonomia –, com os dados de utilização e consumo da bateria mostrados no painel. 


A bateria tem oito anos de garantia ou 160 mil quilômetros. De acordo com a fabricante, os tempos de recarga são de vinte e quatro horas e cinquenta e seis minutos em 1,8 kW (tomada doméstica), de quatro horas em 11 a 22 kW, de seis horas em 7,4 kW, de cinquenta e três minutos em 50 kW e em meia hora em 100 kW.


O novo 208 marcou a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), uma das mais modernas do Groupe PSA, pertencente à Stellantis. Uma das características dessa plataforma é ser multi energia, ou seja, ela pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção. 


No caso do e-208 GT, ela recebe o nome de eCMP. Graças a isso, mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada abaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite manter o mesmo volume de porta-malas da versão a combustão (311 litros), espaço frontal e traseiro dos ocupantes idênticos aos da configuração “comum” e a mesma posição de dirigir e aplicação das modernas tecnologias de assistência à condução. 


“O e-208 é mais um passo nos duzentos e dez anos da Peugeot, a montadora mais antiga ainda em atividade no mundo. O modelo marca os passos da fabricante cada vez mais dentro do mundo eletrificado, passando da queima dos combustíveis fósseis à eletrificação total”, celebra Antonio Filosa, CEO da Stellantis América Latina.

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