domingo, 31 de outubro de 2021

Proibição da pesca começa nesta segunda e PMA reforça efetivo de fiscalização

 




As datas de fechamento da pesca nas duas bacias hidrográficas que cortam Mato Grosso do Sul são em dias diferentes. No leito do rio Paraná e em outros dois rios da União, o rio Paranaíba e o Aporé, o fechamento ocorre nesta segunda-feira dia 1º de novembro, seguindo a Instrução Normativa do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) nº 025 de 01 de Setembro de 2009.


Por esse motivo, todas a subunidades da PMA (Polícia Militar Ambiental) localizadas na região estarão em campo cuidando desses rios e afluentes, onde o fechamento se encerra no dia 28 de fevereiro de 2022.


Em todos os rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul, tanto da bacia do rio Paraná, como da bacia do rio Paraguai - inclusive nos rios da União desta última bacia - o fechamento ocorre no dia 5 de novembro (2021), com abertura prevista para o dia 1 de março do ano que vem.


O comando da PMA iniciou no dia 29 de Outubro às 12h a operação 'Dia de Finados', dentro da operação 'Hot Point', esta iniciada no dia 1º de setembro.


Todos os policiais serão mantidos em patrulhamento nos rios até às 00h do dia 6 de novembro, no intuito de evitar que pessoas prolonguem a pesca em período já fechado.


Dentro da operação 'Hot Point' foi realizada também a operação Padroeira do Brasil, devido ao feriado prolongado do dia da Padroeira e da divisão do Estado. Neste período, foram autuadas 10 pessoas por infrações ambientais.


Com o fechamento da pesca antecipada no estado vizinho de Mato Grosso, no dia 1º de outubro, a PMA tem dedicado maior atenção à fiscalização preventiva à pesca predatória aos rios que fazem divisa com aquele Estado, especialmente, na região Pantaneira.



Na operação 'Dia de Finados', haverá atenção especial aos rios da União (Paraná, Paranaíba e Aporá), em virtude do fechamento da pesca no dia 1º de novembro (amanhã), porém, a fiscalização aos rios da bacia do rio Paraguai também continua reforçada. A preocupação maior é porque já existem muitos cardumes formados e há muitas pessoas nos rios nessas duas bacias durante o feriado prolongado.


PROIBIÇÃO


O período de defeso é uma medida preventiva que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida a fim de garantir a reprodução de espécies nativas ou ainda de seu maior crescimento durante a piracema, que é o período de reprodução dos peixes.

Nenhum comentário: