sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Novo golpe: Moradores devem ficar atentos ao receber contas de água e luz falsas em casa em MS

 



Jornal Midiamax


Os estelionatários estão se aprimorando cada vez mais e há um novo golpe fazendo vítimas em Mato Grosso do Sul. Moradores têm recebido faturas ‘falsas’ com contas de concessionárias, como água e energia elétrica. Os golpistas substituem o QR Code inserido no documento, para quitação pelo Pix. 


O Procon Estadual aponta que tem recebido um elevado número de denúncias sobre falsificações de faturas de concessionárias. O golpe funciona da seguinte maneira: os estelionatários falsificam a conta e trocam o código QR Code de pagamento do Pix. Assim, eles recebem o dinheiro da conta, que deveria ser paga à concessionária. 


Os consumidores têm procurado o órgão de defesa para pedir ajuda. No golpe, os bandidos substituem a fatura colocada nas caixas de correspondência das casas. Eles colocam uma nova fatura, com a aplicação de QR Code direcionado a outra conta que não a da concessionária. Com isso, o consumidor acredita ter pago pelo consumo quando, na realidade, encaminhou o valor para pessoas que nada têm a ver com o destinatário real do pagamento. No final, os moradores ficam no prejuízo e ainda têm risco de ter o serviço cortado. 


Para evitar problemas, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, orienta as pessoas a terem o máximo de atenção quando forem realizar pagamento utilizando o Pix. “Antes de concluir a operação, verifique qual o destinatário daquela transferência. É a forma de não correr risco de prejuízos”.


Nenhum comentário: