quarta-feira, 14 de agosto de 2019

SC totaliza 58% das exportações de carne de porco


Por:  -Leonardo Gottems           Foto;Divulgação

O estado de Santa Catarina responde por 58% das exportações brasileiras de carne suína, gerando um faturamento de US$ 467,6 milhões, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (Seap/SC). De acordo com a CarneTec Brasil, o status sanitário diferenciado e a qualidade permitiram a Santa Catarina se consolidar como o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil.


“Santa Catarina continua crescendo em exportações, tanto na venda de suínos quanto de aves. A China se tornou um grande mercado e vem aumentando as compras ao longo do ano, mas nós não podemos perder de vista outros mercados importantes. Nosso objetivo agora é abrir as exportações de carne suína para o México”, disse em comunicado o secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa.

A CarneTec informou que o estado exportou 35,1 mil toneladas de carne suína, com faturamento de US$ 75,2 milhões, 3,5% acima do mês anterior, sendo esse o segundo melhor resultado do ano, atrás apenas dos embarques registrados em maio. Além disso, no acumulado do ano, Santa Catarina apresenta uma alta de 33,5% nas receitas com as exportações de carne suína e de 29,2% no volume embarcado.

“A maioria dos principais mercados aumentou de forma significativa suas compras ao longo do ano, com destaque para China, que ampliou em 49,9% as importações do produto catarinense em relação a igual período de 2018. A China responde por 41% de tudo o que Santa Catarina já faturou com as exportações de carne suína este ano. Quando se contabilizam também os embarques para Hong Kong, região administrativa especial da China, a participação sobe para 55%”, conclui.

Nenhum comentário: