O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), informa que o prazo para pagamento à vista do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2026, com 15% de desconto, que venceria nesta segunda-feira (5), foi prorrogado para quinta-feira (8).
A decisão foi adotada em razão de uma inconsistência no sistema, que gerou instabilidade no período da manhã e dificultou a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAEMS) para parte dos contribuintes.
Com mais três dias para regularizar o pagamento, a medida tem como objetivo evitar prejuízos às pessoas que não conseguiram gerar o boleto dentro do prazo originalmente previsto.
Assim como no ano passado, o contribuinte poderá optar pelo parcelamento em até cinco vezes mensais e iguais, sem desconto. O valor mínimo de cada parcela permanece em R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos.
Para quem optar pelo parcelamento, as datas dos vencimentos são as seguintes:
1ª parcela: 30 de janeiro
2ª parcela: 27 de fevereiro
3ª parcela: 31 de março
4ª parcela: 30 de abril
5ª parcela: 29 de maio
Os boletos de pagamento, tanto para a cota única quanto para a primeira parcela, começaram a ser enviados pelos Correios a partir de 4 de dezembro de 2025. Os documentos também estão disponíveis no portal da Sefaz, onde o contribuinte pode emitir a guia e realizar o pagamento de forma digital.
O imposto poderá ser quitado nas instituições financeiras credenciadas ou por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAEMS 19), disponível no portal da Sefaz. Também é possível pagar utilizando a Guia Única de Arrecadação do Detran-MS, quando emitida pelo órgão.
*Colaborou Alicia Miyashiro
Portal Correio do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário