Vacinação contra a bronquiolite começa hoje, a partir das 13h - Divulgação
Com 10,7 mil doses de vacinas disponíveis para Mato Grosso do Sul, início de vacinação em gestantes para prevenção de bronquiolite na capital adiantou para esta quarta-feira (03) às 13h.
Na última terça-feira (02), conforme o Correio do Estado acompanhou, o estado sul-mato-grossense recebeu cerca de 10 mil doses. Para Campo Grande foram destinadas inicialmente 2.996 doses, que começarão a ser distribuídas a partir de hoje, anteriormente, a ação iniciaria apenas amanhã, na quinta-feira (04).
Destinada para a população gestante, estão aptas a receber a dose apenas aquelas que já estão acima da 28ª semana, em seu 7º mês de gestação. No município são 1,6 mil gestantes que estão dentro da condição de receber a vacina.
Segundo Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, os pontos que foram escolhidos para acontecer a vacinação foram estratégicos para garantir uma cobertura de toda a cidade.
“Adotamos como estratégia o referenciamento de uma unidade de saúde por distrito para garantirmos o atendimento às gestantes de toda a cidade, mas, gradativamente, a vacina estará disponível em todas as 74 unidades de saúde”, explica.
Por agora, a vacina está disponível em sete unidades. De acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde é necessário que as gestantes levem:
documento pessoal;
e carteira de vacinação
Entre as unidades escolhidas como pontos de vacinação estão:
USF Noroeste Rua Dois Irmãos, 701 – Jardim Noroeste;
USF Oliveira II Rua Antônio João Escobar, 390 – Oliveira II;
USF Universitário Rua Marquês de Olinda, 295 – Universitário;
USF Dona Neta Rua Cora, 100 – Guanandi;
USF Paradiso Rua Hanna Abdulahad, 315 – Jardim Paradiso;
USF 26 de Agosto Rua Rui Barbosa, 4.670 – São Francisco;
USF Aero Itália Rua Rio Galheiros, 280 – Jardim Aeroporto.
Todos os pontos seguirão o horário de funcionamento das salas de vacinação. A maioria permanece aberta até às 16h45, com exceção da USF Noroeste, que segue até às 22h45.
Bronquiolite
Infecção viral aguda, causa inflamação nas pequenas vias aéreas dos pulmões, os bronquíolos, o que afeta principalmente crianças com menos de dois anos de idade. Entre os sintomas estão:
tosse;
chiado no peito,
febre
e dificuldade para respirar
Seu principal causador é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite.
Com o objetivo de reforçar a proteção dos bebês nos primeiros dias de vida, período em que estão mais vulneráveis para às formas graves da doença, a vacina representa um avanço importante no combate e prevenção à bronquiolite.

Nenhum comentário:
Postar um comentário