quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Chefe de arbitragem da CBF vê erro em pênalti não marcado para o Corinthians contra o Grêmio

 

                                            Foto: FBPA


Nesta terça-feira, o chefe de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, comentou o polêmico lance envolvendo os laterais Matheus Bidu, do Corinthians, e João Pedro, do Grêmio, em possível pênalti não marcado para o Timão no embate do último domingo. De acordo com ele, houve erro da equipe do VAR na análise da jogada ao focar na ação do atleta corintiano, e não no defensor gremista.


"A equipe VAR focou muito na ação do atacante [Matheus Bidu]. Se o atacante freiou ou não, se o toque fez ele ser derrubado ou não, e esqueceram de avaliar a ação do defensor, porque quem comete a falta neste caso é o defensor, não o atacante. A principal referência não pode ser o atacante", disse.


"Tem uma câmera muito boa que foi pouco utilizada pela equipe VAR. A gente vê o corpo do atacante sendo arremessado para frente, é possível ver nessa câmera. O corpo dele, ao ser tocado, é arremessado. Ele está em uma ação, e o corpo é arremessado. Ele valoriza? É óbvio que ele valoriza, mas existe a infração. Não podemos confundir as coisas. A carga do defensor faz com que ele [Matheus Bidu] projete o corpo para o chão, é uma carga absolutamente imprudente", continuou


Além disso, na análise do lance, Semene afirmou que Matheus Bidu tinha prioridade na jogada por ter tomado a dianteira de João Pedro após receber passe de Fagner. Assim, enxergou a ação do atleta do Grêmio como "imprudente", por colocar todo o peso em cima do adversário e gerar carga suficiente para derrubá-lo.




"Quem chega primeiro na bola e toma a frente da jogada? Quem domina a bola é o jogador do Corinthians e fica à frente do corpo do jogador do Grêmio. A partir disso, só existe uma possibilidade para o jogador do Grêmio: ou ele toca a bola e minimamente tem um contato com o adversário, que não gera imprudência, ou ele vai de qualquer maneira, tentando buscar essa bola, sabendo que já está atrás do adversário e, dessa forma, assume riscos, transformando a sua ação em uma ação imprudente. Para nós, temos elementos suficientes para considerar a ação [do João Pedro] como uma ação imprudente", seguiu o chefe de arbitragem.


"O jogador do Grêmio faz uma carga, coloca o peso. Toda a carga de peso está sobre o jogador do Corinthians, que tinha a preferência do jogo. Visivelmente o defensor do Grêmio tem uma ação imprudente. Mesmo que não haja referência clara de empurrão, o peso do corpo está nas costas do adversário, com esta carga. É o suficiente para levar o jogador para o chão", continuou Wilson Seneme, sem usar a palavra "pênalti".


Mesmo com um a menos desde os dez minutos do primeiro tempo, o Corinthians marcou com Romero e conquistou a vitória na partida, que colocou a equipe na 11ª posição da tabela, com 44 pontos.


Agora, após a pausa das competições para a data Fifa, o Timão volta a campo no dia 24 de novembro (sexta-feira), quando recebe o Bahia, às 21 horas (de Brasília), na Neo Química Arena. A partida é válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: