segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Novo ciclone ameaça o país

                                                       Canva


Formação do sistema deve organizar as instabilidades no Sul e Sudeste
Por:  -Seane Lennon


 Previsão de chuvas devido à atuação de sistemas de baixa pressão e corredores de umidade, segundo informações do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues. “Boa parte das precipitações serão provocadas pela atuação de sistemas de baixa pressão, em conjunto com os corredores de umidade. Com destaque para as instabilidades previstas entre terça e quarta-feira, que estão associadas à formação de um ciclone no Sul do país”, prevê o especialista.


“As chuvas deste ciclone devem ser intensas, promovendo acumulados acima dos 100 mm em menos de 48h. Vale ressaltar que um ciclone é o “aprofundamento” dos sistemas de baixa pressão, que seguem em direção ao oceano. Durante a sua formação há um aumento nas chuvas, nas áreas afetadas”, continua Rodrigues.


Sobre a influência do clima no campo, o meteorologista comenta sobre os desafios dos agricultores. “As chuvas recorrentes no Sul e Sudeste, podem interromper momentaneamente as operações em campo, bem como dificultar os tratos culturais, mas mantém elevado os níveis de umidade no solo”, alerta Gabriel Rodrigues. 


“No decorrer desta semana, o avanço de sistemas de baixa pressão e a formação de frentes frias devem trazer um cenário de muitas chuvas sobre a região Sul. Os maiores volumes devem se concentrar em áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. Essas chuvas podem ser recorrentes e em muitos casos, na forma de temporais de forte intensidade. Dos sistemas de baixa pressão, o que mais se destaca é o episódio que deverá acontecer entre terça e quarta, onde terá força o suficiente para evoluir para um ciclone na costa da região, o que contribui com a ocorrência das chuvas intensas. Com a maior presença das chuvas, as temperaturas devem ter menores variações entre os menores e maiores registros”, finaliza o meteorologista.

Nenhum comentário: