quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

PR: frigorífico investe R$ 20 milhões na ampliação

 


Com abate diário de mais de 3 mil suínos, grupo agora processa todos os subprodutos gerados
Por:  -Eliza Maliszewski


O grupo brasileiro RPF Group, um dos maiores produtores de proteína suína do país, anuncia um investimento de R$ 20 milhões na ampliação de sua unidade em Ibiporã, no norte do Paraná. Está em fase final a construção de uma fábrica de banha, que começa a produzir no início de 2022 e em uma nova unidade para processamento de  subprodutos.



Com capacidade de 20 toneladas dia, a unidade de banha vai processar toda a matéria-prima gerada nos frigoríficos da marca em Ibiporã e Bocaiúva do Sul, utilizando um sistema de fusão, que derrete a gordura suína e a transforma em banha líquida, envazada em embalagens de 500 gramas, um quilo e 3,6 quilos. A apresentação final do produto ocorre na forma pastosa. 


A fábrica de farinha e óleo para alimentação animal, também chamada de graxaria,  tem capacidade para processar 50 toneladas por dia de matéria-prima,  que envolve tudo o que o frigorífico gera de subprodutos, incluindo sangue, ossos, carne e vísceras, transformada em  componentes para ração animal.


“É uma fábrica totalmente automatizada, que processa os subprodutos gerados nas nossas unidades de Ibiporã e de Bocaiúva do Sul. Até então, esse material era comercializado para processamento”, explica o gerente industrial, Saulo Clímaco.


Com essa operação, o  grupo fecha todo o ciclo produtivo da cadeia suína. A empresa atua diretamente desde a coleta e avaliação do sêmen até a terminação dos animais, oferecendo todos os insumos e assistência técnica  aos produtores, da logística até o manejo. A produção dos animais atualmente é concentrada na região de Toledo, no oeste do estado. O abate diário é de 3,1 mil cabeças.

Nenhum comentário: