quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O Jeep Renegade chega renovado em 2022, com novo motor, mas sem a versão a diesel

 


Vem equipado com novo motor turbo flex 1.3, rendendo até 185 cv, com 27kgfm de torque

 Leandro Gameiro

O Jeep Renegade, desde quando foi lançado, em 2015, foi sucesso de vendas. Por mais que tenha recebido muitas críticas nas suas versões flex, sempre teve o lado da marca que fala mais alto. Vale destacar que há seis anos ele tinha apenas cinco concorrentes – hoje, são mais de 12 rivais. Para 2022, o Jeep Renegade chega renovado, com novo motor, novo posicionamento e sem versão a diesel.  


A evolução, com as reduções de emissões e de custo, fez com que o novo Renegade aumentasse a sua capacidade off-road, como sempre, inspirado no Jeep Wrangler. O novo motor turbo flex é 1.3, rendendo até 185 cv, com 27kgfm de torque, sendo o mesmo que equipa o novo Compass e o Commander, que continuam com versões a diesel para o ano que vem.  



Segurança em primeiro lugar

Todas as versões do novo modelo vêm com seis airbags, além de assistência de permanência em faixa, alerta de frenagem e frenagem de emergência.  


A meta da marca é aumentar o número de veículos com tração nas quatro rodas, mas as versões do Renegade com tração na dianteira continuam e também chegam renovadas.


Um pouco da viagem

Fomos até Curvelo, interior de Minas Gerais, para conhecer o novo Renegade, ainda camuflado. Alguns modelos foram disponibilizados para testes na pista, e a experiência foi mais voltada para o off-road, mas houve aceleradas no retão da pista para sentir a pegada do motor turbo flex.  


Vale dizer que os novos modelos estão mais leves, e os com tração nas quatro rodas pesam 70 kg a menos do que as versões anteriores, que eram equipadas com motor a diesel.  


A Jeep não revelou quase nada do carro, mas colocou os convidados do teste para acelerar. O lançamento do novo Renegade está previsto para antes do Carnaval. Assim sendo, não foram revelados nem preços nem as novas versões.  


Os novos motores T270 vão equipar todas as versões dos novos Renegade e são os mesmos que já equipam o novo Compass e o Commander. O motor combinou muito bem com o câmbio de nove velocidades e a tração nas quatro rodas do Renegade. As respostas são rápidas, com boa dirigibilidade, e, no total, são cinco modos de condução: Auto, Sport, Snow, Sand/Mud e Rock ( para as versões Trailhawk). Avaliamos somente a versão Trailhawk, mas já ficamos sabendo que os modelos com tração 4x2 vão ter TC+, que funciona como se fosse um bloqueio, mandando mais tração para a roda que tem mais atrito, e câmbio de seis velocidades.  



O teste

A pista off-road foi bem montada e demonstrou a capacidade do Jeep de entrada. Uma coisa é fato: tem de respeitar o limite do carro, senão, passa por apuros. Como estava chovendo muito, a pista estava bem desafiadora, mas o Renegade mostrou valentia e conforto, e isso o fez ganhar pontos na avaliação. Já havia pilotado a versão anterior e posso afirmar, para 2022, com certeza, vale o teste, pois o novo Renegade está mais seguro e tecnológico.  


Apesar de não ter todas as versões e nem os preços revelados, o time de marketing reforçou que para o lançamento haverá surpresas, e não será o aumento de preços. Vamos aguardar.  

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