sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Mundo tem espaço para aumentar produção de arroz

 




Estudo avaliou aspectos da cultura em 32 sistemas de cultivo
Por:  -Eliza Maliszewski


O arroz é o principal alimento básico para mais da metade da população global e, à medida que a população cresce, espera-se que a demanda por arroz também cresça. Mas aumentar a produção global de arroz não é uma perspectiva simples.


"A produção global de arroz é desafiado agora devido ao negativo impacto ambiental , escassez de água , escassez de trabalho e retardando o aumento de rendimento em muitas partes do mundo", disse Shen Yuan, um associado de pesquisa de pós-doutorado em Huazhong Agricultural University na China, que passou dois anos como um acadêmico visitante da Universidade de Nebraska-Lincoln.



O desafio é produzir mais arroz nas áreas agrícolas existentes e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto ambiental. Uma nova pesquisa liderada por Shaobing Peng, professor de agronomia na Huazhong Agricultural University, e Patricio Grassini, professor associado de agronomia em Nebraska e co-líder do Global Yield Gap Atlas, fornece uma análise de roteiros para a intensificação sustentável para um arroz global com mais rendimento. A pesquisa foi publicada na Nature Communications.


"Comparar os sistemas de cultivo de arroz em todo o mundo em termos de produtividade e eficiência no uso de insumos aplicados pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria", disse Grassini.


A avaliação global foi conduzida pela Huazhong Agricultural University e pela University of Nebraska – Lincoln, em colaboração com a University of California, Davis e o Texas A&M's AgriLife Research Center nos Estados Unidos; o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz; Africa Rice Center; Centro Indonésio para Pesquisa de Arroz e Instituto de Avaliação de Tecnologia Agrícola na Indonésia; Universidade Federal de Santa Maria e EMBRAPA Arroz e Feijão no Brasil; Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária do Uruguai; e Instituto Indiano de Pesquisa de Sistemas de Agricultura e Instituto Indiano de Gerenciamento de Água na Índia. O estudo avaliou a produtividade e a eficiência do arroz no uso de água, fertilizantes, pesticidas e mão de obra em 32 sistemas de cultivo de arroz que representavam metade da área global colhida.


"Este estudo é a avaliação global mais abrangente dos sistemas de produção para uma cultura básica importante que conheço, e estabelecerá o padrão para uma comparação global futura de tais sistemas", disse Kenneth G. Cassman, professor emérito em Nebraska e um co-autor do artigo.


A boa notícia, de acordo com o estudo, é que ainda há muito espaço para aumentar a produção de arroz e reduzir o impacto ambiental negativo. “Cerca de dois terços da área total de arroz incluída em nosso estudo têm rendimentos abaixo do rendimento que pode ser obtido com boas práticas agronômicas”, disse Yuan. "Fechar a lacuna de rendimento existente requer melhor gerenciamento de nutrientes, pragas, solo e água, redução do risco de produção e programas de melhoramento que liberam cultivares de arroz com maior tolerância a pragas e doenças em evolução."


Outra descoberta importante do estudo é que a produção de alimentos e as metas ambientais não entram em conflito. "Descobrimos que é possível alcançar altos rendimentos com pequeno impacto ambiental por unidade de produção", disse Peng. "De fato, há espaço para muitos sistemas de arroz reduzirem substancialmente o impacto negativo enquanto mantêm ou até aumentam a produtividade do arroz ."


Produzir mais e minimizar a pegada ambiental é um enorme desafio, disse Grassini. “Melhores práticas agronômicas, complementadas com instituições e políticas adequadas, podem ajudar a tornar o cultivo de arroz mais amigável ao meio ambiente”, disse Grassini. "Nosso estudo marca um primeiro passo na identificação de sistemas com as maiores oportunidades para aumentar a produtividade das safras e a eficiência no uso de recursos, fornecendo um plano para orientar os programas de pesquisa e desenvolvimento agrícola em escalas nacionais e globais."

Nenhum comentário: