Um dos nomes mais importantes da história da Nintendo faleceu na última segunda-feira (6) de causas não divulgadas. Trata-se de Masayuki Uemura, que tinha 78 anos e passou três décadas trabalhando para a empresa japonesa de jogos — e com um papel importante que ajudou a mudar a indústria para sempre.
Uemura é principalmente creditado como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do Famicon e do Super Famicon, além de suas respectivas versões fora do Japão, o Nintendo Entertainment System (NES, ou Nintendinho) e o Super Nintendo.
Carreira de sucesso
Uemura trabalhava como engenheiro na fabricante Sharp e, em 1972, foi para a Nintendo.
Ele rapidamente virou o chefe do segundo laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa, o R&D2, e passou a supervisionar alguns dos principais projetos da empresa — como o Color TV-Game, um console pioneiro da empresa que não é muito conhecido fora do Japão.
No começo da década de 1980, ele recebeu do então presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, a importante tarefa de liderar a equipe que lançaria o primeiro console doméstico da marca, com o moderno sistema de cartuchos.
O resultado foi o "Family Computer", ou Famicom, um enorme sucesso no país e que foi rapidamente redesenhado, rebatizado e lançado para o mercado internacional.
O NES foi um dos responsáveis por retomar a indústria de games nos Estados Unidos após a crise de 1983 e foi seguido de outro sucesso supervisionado por Uemura: o Super Famicon, que fora do Japão foi o Super Nintendo.
Uemura também ajudou a lançar outros produtos, como a pistola NES Zapper e o Satellaview, além de produzir games como o clássico Ice Climber.
Uemura se aposentou da empresa em 2004, colaborando frequentemente como conselheiro, e assumiu o cargo de diretor na Ritsumeikan University Center for Game Studies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário