domingo, 19 de dezembro de 2021

Ministra Tereza Cristina confirma pré-candidatura ao Senado

 



                                             Foto: Divulgação


Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina confirmou que  disputará uma vaga no Senado nas eleições de 2022. De acordo com a ministra.


Em entrevista ao Canal do Boi, a ministra afirmou que deixará o Mapa até abril do próximo ano para concorrer às eleições.


Dessa forma, o Presidente deve escolher outro ministro da Agricultura nos próximos meses.


“Por conta da legislação eleitoral eu preciso sair do ministério, acho que até 2 de abril e eu vou, realmente, deixar a pasta para concorrer no meu Estado, que é o Mato Grosso do Sul. Sou pré-candidata ao Senado”, contou a ministra.

                                             Foto: Divulgação


Quem é Tereza Cristina


Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias ou simplesmente Tereza Cristina (Campo Grande, 6 de julho de 1954) é uma engenheira agrônoma, empresária e política brasileira filiada ao Democratas. É deputada federal, e atual Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.


Biografia


Foi secretária de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul durante o governo de André Puccinelli (MDB).Ela foi uma das lideranças que defenderam a aprovação do Projeto de Lei 6.299, que flexibiliza as regras para fiscalização e aplicação de agrotóxicos no país.


Nas Eleições estaduais de Mato Grosso do Sul em 2014 foi eleita deputada federal com 75.149 votos.


Em janeiro de 2017 foi eleita para liderar a bancada do PSB na Câmara dos Deputados, derrotando o deputado Tadeu Alencar (PE) por 22 a 14 votos. Com isso passou a liderar um grupo de 36 deputados.


Deixou em outubro de 2017 o Partido Socialista Brasileiro, por discordar da posição contrária que o partido passou a adotar frente ao Governo Temer. Foi acompanhada por outros membros do PSB que também apoiavam o governo de Michel Temer: os deputados Fabio Garcia (MT), Adilton Sachetti (MT) e Danilo Forte (CE), além do ministro Fernando Coelho Filho. Em dezembro ingressou no Democratas (DEM).


Em 2018, como líder da Bancada Ruralista, foi uma das principais responsáveis pela aprovação do projeto de lei nº 6.299/2002, que regulamenta o processo de registro de agrotóxicos no Brasil.


Desde janeiro de 2019, integra o Governo Jair Bolsonaro, onde assumiu o cargo de ministra da Agricultura, Pecurária e Abastecimento. Ela foi indicada por um grupo de 20 integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

                                             Foto:Divulgação


Ministra da agricultura


Apoio a agricultores sulistas

Em novembro de 2020, recebeu a visita do deputado federal Celso Maldaner que fez a ministra conhecer as principais necessidades dos produtores rurais catarinenses depois que estes foram atingidos pela estiagem que assolou o sul do país nos meses de outubro e novembro de 2020, dentre essas necessidades encontrava-se agilidade na emissão do relatório de comprovação de perdas que permitiria rapidez aos trâmites do seguro agrícola. Em atendimento a algumas destas solicitações, a ministra ainda conseguiu a abertura de novos limites de crédito, flexibilizou a vistoria e a análise de comprovação de perdas acima de 60%, com indenização do Proagro e ainda flexibilizou a liberação imediata da área para novo plantio.

Nenhum comentário: