domingo, 12 de dezembro de 2021

Mais de 5,5 mil candidatos fazem provas para perito papiloscopista e agente de polícia neste domingo

 Por Gov MS


As provas escritas objetivas do concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) para as funções de perito papiloscopista e agente de polícia científica, acontecem neste domingo (12), em Campo Grande.


Para perito papiloscopista os exames estão sendo aplicados nesta manhã, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o horário previsto para o encerramento é 12h10. Já para a função de agente de polícia científica acontece nesta tarde, a abertura dos portões será às 13h e o fechamento às 14h (horário de Mato Grosso do Sul). A duração será de 4 horas.


Para a realização da prova escrita, os candidatos deverão comparecer aos locais designados, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido para fechamento dos portões, observado o horário oficial de Mato Grosso do Sul. Os candidatos deverão atentar para os procedimentos de biossegurança vigentes em Mato Grosso do Sul relacionados ao enfrentamento da doença Covid-19, conforme edital.


De acordo com a secretária de Administração e Desburocratização do Governo do Estado, Ana Carolina Araújo Nardes, a realização deste concurso faz parte do projeto MS Mais Seguro e prevê o fortalecimento das Forças de Segurança do Estado. “O governo recentemente fez um expressivo investimento nesta área, com mais de R$ 130 milhões que foram utilizados para compra de equipamentos e viaturas e agora está investindo no capital humano, para reforçar a segurança, fortalecendo a Polícia Civil do nosso Estado e, desta forma, mantendo o índice de primeiro em resolução de crimes no Brasil”, reforçou.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esteve presente no local da prova para a verificação de eventuais sinais de rádio, celular ou algum outro meio de comunicação interna (sala de aula) ou externa, para prevenir qualquer tipo de fraude durante a realização das provas.


Segundo o diretor da Academia de Polícia Civil e coordenador da comissão do concurso, delegado Roberto Gurgel de Oliveira Filho, foram mais de cinco meses de trabalho da comissão organizadora do concurso para que este dia transcorresse de forma tranquila e segura em todos os aspectos.



Conforme a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), mais de 5.500 candidatos foram inscritos no certame, sendo para perito 3.021 e agente 2.523. O concurso é para provimento de 78 vagas, sendo 42 para perito papiloscopista, 36 para agente de polícia científica.


divulgação do gabarito preliminar está prevista para o dia 14 de dezembro, com a abertura do prazo para interposição de recursos até o dia 15 de dezembro.


O edital com todas as regras da convocação e orientações para a  realização das provas escritas, bem como os anexos com o ensalamento dos candidatos podem ser acessados no suplemento do Diário Oficial do Estado nº 10.698.


Organização


A organização e segurança são destaques na realização do Concurso Público, foram escalados 94 agentes de segurança privada, 4 delegados de polícia, 222 fiscais, 5 coordenadores, 10 auxiliares, 1 delegado supervisor e membros das comissões organizadoras que acompanham a realização das provas: A coordenadora de seleção e ingresso de pessoas SAD, Carla Rouledo Moretti Leite;  Paulo Victor dos Santos, assessor Cosip/SAD e da comissão organizadora; Márcio Cristiano Paroba, perito papiloscopista e membro da comissão organizadora PCMS. Também acompanham o andamento das provas o secretário-adjunto da SAD, Édio Viegas; o coordenador da comissão do concurso e diretor da Acadepol, delegado Roberto Gurgel; diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) Nilde Brun e a gerente de processos seletivos da Fapec, Juliana Oliveira Araújo.

Nenhum comentário: