sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Letais e gigantes: espécie de sapo mais perigosa do mundo invade Taiwan

 


                                            Credit...Foto: Flickr/Bernard Dupont

Por JORNAL DO BRASIL

Em Taiwan, os sapos são um símbolo de riqueza e prosperidade. Contudo, a descoberta inesperada na ilha de uma espécie invasora e venenosa está preocupando as autoridades locais.


Autoridades e ambientalistas locais tomaram medidas urgentes para deter a propagação da espécie, segundo o portal LiveScience.


O sapo-cururu (Rhinella marina) é um dos maiores e mais venenosos, pois as toxinas que segregam são potencialmente mortais.


Originária da América Central e do Sul, esta é uma das espécies invasoras mais perigosas do mundo.


Esta espécie foi introduzida na Austrália na década de 1930 por supostamente ajudar a combater as pragas da cana de açúcar.


No entanto, os anfíbios logo se tornaram um grave problema ambiental e uma ameaça para a fauna local.


Quando se sentem ameaçados, os sapos-cururu, que medem entre nove e 15 centímetros, segregam pelas glândulas produtoras de veneno um coquetel de diferentes toxinas que pode ser letal para a maioria dos animais e humanos.


De fato, muitos predadores australianos morrem envenenados ao ingerir sapos adultos desta espécie.


Com isso, os biólogos taiwaneses entraram em alerta ao saberem do surgimento dos sapos-cururu em uma fazenda na região de Chaotun. Após constatar o primeiro caso de presença do invasor venenoso na ilha, especialistas da Sociedade de Conservação de Anfíbios se deslocaram à fazenda.


"Uma operação de busca rápida e massiva é importante quando os sapos-cururu são descobertos", afirmou Lin Chun-fu, especialista em anfíbios do Instituto de Pesquisa de Espécies Endêmicas de Taiwan, citado pela agência AFP.


O especialista também ressaltou que a espécie não tem inimigos naturais em Taiwan, e que pode se reproduzir rapidamente.


Quando os especialistas chegaram à fazenda, encontraram no local e nas imediações 27 sapos. Após buscas nas localidades próximas, os especialistas localizaram 200 outros anfíbios.


Em uma tentativa de conter a sua propagação, os especialistas dividiram a cidade em quadrados de 200 por 200 metros e examinaram cuidadosamente cada um deles.


As buscas foram realizadas durante a noite nos jardins e campos de arroz com a ajuda de lanternas e de luvas para evitar o contato com as glândulas venenosas da pele do sapo.


Os especialistas esperam ter capturado todos os sapos adultos em torno de Chaotun para que não deixem descendentes durante a temporada de reprodução nos próximos meses, quando então será possível avaliar o êxito da operação. (com agência Sputnik Brasil)


Nenhum comentário: