sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Fungicida age contra as cinco principais doenças da soja

 


Solução age contra antracnose, crestamento-foliar, mancha-alvo, oídio e ferrugem asiática
Por:  -Eliza Maliszewski


A multinacional indiana UPL, anunciou o que é considerado o lançamento do ano para a empresa. Trata-se de um novo fungicida multissítio, anunciado em um evento nacional, nesta quinta-feira (2), com a participação de representantes e pesquisadores em várias regiões produtoras do país. 



Com o nome comercial Evolution, o fungicida combina três princípios ativos que se complementam e podem ser usados no controle de doenças e no manejo de resistência. "É o resultado de um longo processo de pesquisas e desenvolvimento. O produto já foi testado em diversas e diferentes áreas de plantio. Os fungos são os principais inimigos da cadeia: sem o tratamento adequado, esses inimigos da produtividade podem provocar perdas de até 80% da colheita da oleaginosa", afirma Marcelo Figueira, gerente de fungicidas da UPL Brasil.


O defensivo tem ação contra as cinco principais doenças que comprometem o sucesso da sojicultura. São elas: antracnose (Colletotrichum truncatum), crestamento-foliar (Cercospora kikuchii), mancha-alvo (Corynespora cassiicola) e oídio (Microsphaera diffusa), além da temível ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), que sozinha pode causar a perda de oito a cada 10 sacas de soja.


"Considerando a produtividade média da safra de 2020/2021, estimada em 58 sacas por hectare, sem o eficaz controle dos problemas fitossanitários a produção de soja poderia cair dramaticamente, entre 9 e 46 sc/ha, de acordo com a doença e sua intensidade. O potencial de prejuízos, considerando o preço médio da saca, seria de quase R$ 8 mil por hectare", afirma o gerente.


A tecnologia multissítio oferece ação simultânea de diferentes ingredientes ativos em diversos pontos do metabolismo dos fungos. Essa tecnologia ajuda a diminuir consideravelmente a possibilidade de as doenças criarem resistência aos defensivos. Além disso, é um importante aliado diante de mutações que os fungos possam sofrer.


O fungicida tem uso indicado para diferentes momentos do ciclo de cultivo, proporcionando plantas mais verdes e mais saudáveis, além de aumentar a qualidade da soja. Não tem a necessidade de mistura de tanque.

Nenhum comentário: