quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Farmácias de Campo Grande receberão denúncias de focos e criadouros do mosquito da dengue

 

                                          Focos do mosquito vão poder ser denunciados nas farmácias - Foto: Divulgação 



Uma parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e o CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) irá ampliar as ferramentas de combate ao Aedes aegypti em Campo Grande. Equipes de profissionais de farmárcias estão sendo capacitadas para receber denúncias de focos e criadouros do mosquito, além de poder notificar casos suspeitos de dengue, zika, chykungunia e outras doenças transmitidas pelo inseto.


A adesão das farmácias amplia o quadro de pessoas que fazem parte do projeto “Colaborador Voluntário”, da prefeitura de Campo Grande, estando estes aptos para combater ao mosquito em seus locais de trabalho, residências e ambientes que frequentam.


“Através desta ferramenta, teremos um conhecimento mais abrangente dos terrenos que estão abandonados e sem manutenção, com criadouros do Aedes e minimizaremos a subnotificação dos casos de arboviroses em Campo Grande”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.


Mesmo sendo pontos de denúncia e notificação, os profissionais que atuam nas farmácias também irão orientar à população sobre a quais outros meios oficiais devem recorrer para fazerem suas denúncias. “Nos casos de sintomas leves da dengue, que muitas vezes a pessoa não vai até uma unidade de saúde, o paciente receberá a orientação adequada e será orientado sobre os riscos”, completa o titular da pasta.


Na Capital, o número de casos confirmados de dengue é 97% menor que em 2020, ano em que houve a segunda epidemia seguida do vírus. Entre janeiro e 7 de dezembro foram confirmados apenas 394 casos da doença, o menor número de toda a série histórica, iniciada em 2015.


O total de casos suspeitos também apresentou uma redução significativa, sendo 76% menor que no ano anterior, quando foram 20.198 notificações.

Nenhum comentário: