quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Exportações de carne Angus crescem 27%

 



Programa Carne Angus registrou o aumento de 12,6% na produção certificada de proteína dessa raça
Por:  -Eliza Maliszewski


Entre janeiro e novembro de 2021, o Brasil exportou 692 toneladas de carnes bovina proveniente da raça Angus. Desse modo, a quantidade enviada cresceu aproximadamente 27% sobre o ano anterior. A Associação Brasileira de Angus (ABA) divulgou os dados na segunda-feira 13.

Em 2021, o programa Carne Angus registrou o aumento de 12,6% na produção certificada de proteína dessa raça. Entretanto, o número de cabeças abatidas caiu 3,4%. De acordo com a ABA, 74 em cada 100 animais que vão para o abate são certificados.

“Isso nos mostra que tivemos maior produtividade e qualidade, com menos animais abatidos”, disse a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.“ O Brasil é conhecido pela exportação em volume, mas está se consolidando em um mercado extremamente competitivo, o da carne premium”.

Os números da associação mostram que a China recebeu a maior parte da exportação (47%). A Palestina também se destacou, com 18% das aquisições. Além disso, receberam o produto certificado países como Emirados Árabes, Arábia Saudita, Singapura, Irã, Omã, Líbano, Bermudas, Catar.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelam que o rebanho brasileiro tem quase 220 milhões de cabeças — o que é cerca de um animal por habitante do país. Cinco Estados concentram mais de 50% do rebanho nacional. Nessa lista, Mato Grosso fica na primeira posição, com 27 milhões de cabeças (quase 15% do total do país). Na sequência, aparecem Goiás e Minas Gerais, praticamente empatados, com cerca de 19 milhões de cabeças cada um — número que representa 10% do total. Por fim, o Pará aparece em quarto lugar (18 milhões, 9,6%), e Mato Grosso do Sul na quinta posição (17 milhões, 9%).

Nenhum comentário: