segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Em MS, imunocomprometidos podem receber a 4º dose da vacina a partir de hoje

 

Secretário de Estado de Saúde disse que estoque de vacina é suficiente para essa etapa de imunização


Após a divulgação do Ministério da Saúde autorizando a aplicação da quarta dose da vacina Pfizer em pessoas que possuem doenças imunossupressoras, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, autorizou todos os municípios a começaram essa etapa da imunização a partir desta terça-feira (21). 


Segundo Geraldo Resende, Secretário de Estado de Saúde, a quarta dose da vacina é recomendada para servir como reforço das anteriores. 


 “A recomendação é que seja aplicada a todos os indivíduos imunocomprometidos, acima de 18 anos de idade, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses”.



No Estado 11.439 pessoas tomaram a primeira dose, os que retornaram para a segunda dose foram 10.385 pessoas e apenas 1.846 tomaram a dose de reforço em Mato Grosso do Sul.


Em relação à quantidade de vacinas, a SES afirma ser suficiente por se tratar de um público específico. 


“Nós temos vacinas em estoque que podem ser retiradas na CEVE pelos municípios de acordo com a demanda necessária para a vacinação. Por outro lado, vale lembrar que os municípios também dispõem de imunizantes em seus estoques”, esclarece a diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho.


Em Campo Grande a 4ª dose ainda não será aplicada porque o calendário precisa ser organizado. 

Nenhum comentário: