sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Em Campo Grande, quase 40 mil pessoas esperam cirurgias que devem ser realizadas pela Caravana da Saúde

 

Secretário explica que números devem ser avaliados já que muitos realizaram pelo particular e outros foram a óbito durante a pandemia
 Karine Alencar

Em Campo Grande, cerca de 40 mil pessoas aguardam cirurgias eletivas na fila do (Sisreg) Sistema de Regulação do (SUS) Sistema único de Saúde.


No entanto, o número deve ser avaliado, já que durante a pandemia, os serviços ficaram paralisados, enquanto alguns pacientes tiveram que optar pelo procedimento particular e outros foram a óbito, conforme relatou o Secretário Municipal de Saúde José Mauro.


"Se fala em 30 mil, 40 mil exames e procedimentos, mas é preciso avaliar. Primeiro começa com a avaliação dos procedimentos de ambulatório para ver qual é o caso. Muitos pacientes já operaram por outros meios ou por meios próprios, outros foram a óbito, então há uma necessidade de avaliar essa fila, 70% dos procedimentos do ano passado ficaram retidos e consequentemente, será um número muito diferente do que nós temos em mente", disse.


Ainda de acordo com José Mauro, falta muito a ser analisados para os próximos passos dos procedimentos na Capital, já que alguns hospitais ainda não se alinharam ao programa.


"Ainda falta muito detalhe, nós emitimos aos hospitais contratualizados com o município, a situação de adesão do programa 'Opera MS' e 'Examina MS'. Alguns hospitais já se declararam a adesão, outros hospitais não, eu acredito que passe agora, a fase de hospitais privados", contou.


As informações vieram durante o lançamento da 'Caravana da Saúde', que desta vez, vai englobar os projetos 'Opera MS' e 'Examina MS', que promete desafogar a demanda de procedimentos que ficaram parados durante a pandemia da Covid-19.


Diferente dos anos anteriores, a Caravana da Saúde vai contar com clínicas e hospitais privados para concluir exames e cirurgias que estão em aberto.  


Ao todo, mais de cinco procedimentos serão realizados até outubro de 2022, como: tomografias, ressonância, colonoscopias, ultrassom e raio-X.


Em Mato Grosso do Sul, são 70 mil cirurgias e 59 mil exames que vão contar com R$120 milhões disponibilizados pelo governo do Estado, segundo o governador Reinaldo Azambuja.  


"Contratamos hospitais públicos, abrimos agora o credenciamento de hospitais privados também. Serão clínicas e hospitais privados daqueles que atendem a regulação pelo (SUS). Então teremos clínicas e hospitais privados realizando exames, realizando cirurgias e isso tudo bancado pelo governo de Mato Grosso do Sul. São R$120 milhões que nós projetamos e se precisar de mais, colocaremos mais recursos" destacou.


Azambuja prometeu ainda que ninguém vai ficar de fora da fila. "Aqueles que entraram primeiro vão ter atendimento primeiro. Vamos respeitar a fila da regulação, é controlada pela secretaria de Saúde com os municípios", prosseguiu.  


" Tendo um volume de credenciamento a mais das clínicas e hospitais privados, eu não tenho dúvidas que vamos atender essas pessoas. Não vamos deixar que pessoas aguardem na fila", concluiu em seguida o governador.

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: