segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Eduardo Riedel é a grande surpresa em nova pesquisa

 

Pré-candidato a governador já se aproxima do prefeito Marquinhos Trad na preferência dos eleitores







Mesmo sem jamais ter exercido qualquer cargo eletivo, o secretário de Estado de Infraestrutura é o grande destaque no mais recente levantamento de intenção de voto realizado pelo Instituto Ranking Comunicação e Pesquisa. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira e mostram que o tucano está à frente de políticos tradicionais e que já exerceram diversos cargos em diversas esferas do poder.


De acordo com a pesquisa estimulada realizada entre os dias 10 e 14 de dezembro em 35 municípios de Mato Grosso do Sul, na qual foram ouvidos 2.000 eleitores pessoalmente e por telefone, a liderança ainda é do ex-governador André Puccinelli (MDB), que aparece com 23,10% das intenções de voto.


Na sequência vem a deputada federal Professora Rose, com 17,40%, e  o prefeito Marquinhos Trad, com 16,00%. Eduardo Riedel aparece logo na sequência, com 11,20%, seguido pelo ex-governador Zeca do PT, que tem 9,15%.


Para o cientista político Tony Ueno, diretor da Ranking Comunicação e Pesquisa, o desempenho de Eduardo Riedel demonstra uma boa performance e grande potencial eleitoral se considerados os resultados obtidos pelos demais adversários.


“Trata-se de um pré-candidato ainda desconhecido por grande parte da população, que jamais disputou qualquer eleição mas que pontua muito bem considerando-se que todos os demais adversários ou já exerceram ou ainda hoje exercem cargos eletivos”, explicou.


Segundo ele, “o desempenho do Eduardo Riedel é bastante interessante, pois aparece com menos de 5 pontos porcentuais de diferença das intenções de voto conquistadas por Marquinhos Trad, que acabou de sair de uma campanha de reeleição. Se continuar nesse ritmo, logo no início de 2022 os dois deverão estar tecnicamente empatados, principalmente considerando-se a rejeição ao prefeito”, argumenta Tony Ueno, cujo instituto cravou com margem de 100% de acerto os resultados as últimas eleições regionais e municipais em diversas cidades do Estado.


Rejeição


No quesito rejeição, a liderança é do ex-governador Zeca do PT, que aparece com 30,35%, seguido pelo ex-governador André Puccinelli, que tem 25,70%. Não votariam de jeito nenhum no prefeito Marquinhos Trad 13,25% dos eleitores, quase o mesmo índice de votos favoráveis que obteve na pesquisa estimulada, que é de 16 pontos porcentuais.


A deputada federal Professora Rose é rejeitada 4,50% do eleitorado, enquantro que apenas 3,65% dos eleitores não votariam em Eduardo Riedel.




Acomodações


O quadro eleitoral ainda está bastante indefinido. A candidatura do ex-governador André Puccinelli ainda não é certa. Contra o emedebista pesam mais de uma dezena de ações judiciais por improbidade administrativa e outras irregularidades cometidas ao logo de seu mandato. Recentemente teve condenação em primeira instância confirmada por tribunal superior.


O prefeito Marquinhos Trad enfrenta o drama da renúncia, que não é vista com bons olhos pela ampla maioria da população. Soma-se a isso o fato de sua avaliação estar em queda livre por conta da situação pré-falimentar em que colocou a prefeitura da Capital, que hoje vive praticamente de refis e de picos de arrecadação. A maior parte das obras só é possível graças a empréstimos, emendas parlamentares e ajuda do governo do Estado.


Por conta da má-gestão, que resulta na má-avaliação por parte da população, a capacidade eleitoral de Marquinhos Trad é bastante frágil. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, somadas as abstenções, votos aos adversários, nulos e brancos, o prefeito foi rejeitado por 197.066 eleitores e aprovado por 218.418 que lhe deram mais 4 anos de mandato – diferença de apenas 21.352 votos.


Já a deputada Professora Rose ainda não definiu seu futuro político. Já foi convidada a ser candidata a vice-governadora em eventual chapa de André Puccinelli, flertou com o PSL para encabeçar chapa ao governo, insinuou que riá deixar o PSDB para integrar o Podemos e na sua mais recente manifestação admitiu que estará focada em sua reeleição à Câmara dos Deputados. Portanto, seu futuro político ainda é uma grande incógnita.


Zeca do PT, apesar da candidatura de Lula à presidência da República, esbarra no grande índice de rejeição. A companheiros mais próximos já disse diversas vezes que a governadoria não está em seus planos políticos. A conferir.

Nenhum comentário: