domingo, 26 de dezembro de 2021

Dono de balsa se afoga em Rio de Contas, e mortes por chuvas na Bahia chegam a 18; barragem rompe em Jussiape

 

                                             Foto: Divulgação / Terra Querida Jussiape BA


Governador afirma que 37 cidades têm comunidades debaixo d'água. Temporais castigam o estado desde novembro e já afetaram a vida de cerca de 400 mil pessoas.

Por g1 BA

As chuvas que atingem a Bahia causaram o rompimento de duas barragens e a morte de mais uma pessoa neste fim de semana, elevando o número de vítimas para 18 desde novembro. Segundo o governador do estado, 37 dos 417 municípios do estado têm comunidades inteiras debaixo d'água.


A 18ª morte foi a do dono de balsa Olivan Alves Mota, de 60 anos, que afogou-se neste domingo (26) no Rio das Contas, em Aureliano leal, no Sul do estado.


Os rompimentos de barragem ocorreram em Vitória da Conquista, na noite de sábado (25), e Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo. Moradores foram orientados a deixar suas casas.


Dez rodovias estão parcial ou totalmente interditadas, segundo as polícias rodoviárias estadual e federal. Em Ubatã, um trecho da BR-330 cedeu, abrindo uma cratera.

                                             Foto: Ubatã Notícias


Em Salvador, moradores de dois bairros, Castelo Branco e Sete de Abril, foram orientados a deixar as suas casas na noite de sábado por conta do risco de desabamento de imóveis e deslizamentos de terra.


As sirenes de alerta depois que o volume de chuva ultrapassou 150 milímetros em 72 horas (veja no vídeo abaixo). "Tivemos o novembro mais chuvoso dos últimos dez anos e dezembro vai superar todas as expectativas", diz Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.


Em Itabuna, casas, lojas e bancos amanheceram alagadas neste domingo, depois que o Rio Cachoeira subiu 9 metros. Dez prédios das cidades estão sendo usadas para abrigar moradores.


Quase 4 mil desabrigados no estado

As chuvas que atingem a Bahia desde novembro colocaram 66 cidades em situação de emergência. Ao menos 3,8 mil pessoas ficaram desabrigadas e 10.955 ficaram desalojadas (tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo).



As regiões Sul e sudoeste do estado são as mais afetadas pelas chuvas. Em Itororó, o número de desabrigados chegou a 200 neste sábado; em Guaratinga, os temporais deixaram 600 pessoas desabrigadas e causaram o desabamento de 58 casas. Além disso, 25 pontes ficaram danificadas, deixando comunidades em isolamento.


Segundo Costa, o governo federal e 5 estados informaram que enviarão apoio à Bahia: Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba e São Paulo.

Nenhum comentário: