sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Avança nova lei dos químicos

 



"Legislação moderna e alinhada com os principais países do mundo"
Por:  -Leonardo Gottems


O projeto de lei que regula as substâncias químicas no Brasil foi aprovada nesta quinta-feira (16/12) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados. O relatório do deputado federal Carlos Henrique Gaguim (DEM/TO) foi aprovado em bloco, por consenso pelos membros do colegiado.



“Tenho certeza que vai entrar para a história. É um cuidado com o ser humano. É igualmente importante para o País, para as indústrias e para os seus funcionários, além de ser um projeto que representa 2,5% do PIB nacional”, ressaltou o relator.


Para o deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP), coordenador de meio ambiente da Frente Parlamentar da Química, a aprovação da proposta deve ser levada ao Plenário da Câmara em regime de urgência. 


“É um momento muito importante para o setor químico, que vem pleiteando há anos, que o País tenha uma legislação moderna e alinhada com os principais países do mundo sobre a gestão de substâncias químicas”, declara o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino.


“A criação de um sistema de gestão segura e racional de substâncias químicas baseado em ciência, adequado ao Brasil e em linhas com as melhores práticas internacionais é necessária, de modo a proporcionar proteção à saúde e ao meio ambiente e trazer impactos positivos à competitividade e inovação para a indústria química instalada no país”, afirma Marino.


Para o autor do projeto, o deputado Flávio Nogueira (PDT/PI), as substâncias químicas são fundamentais e indispensáveis à economia e à sociedade, porém, se não gerenciadas devidamente, podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Nesse sentido, aponta que no Brasil ainda não se realiza uma análise integral que permita conhecer o potencial risco que deriva de cada substância, e conclui que é “essencial o desenvolvimento de mecanismos em nível nacional para uma rápida e efetiva identificação das substâncias e produtos, bem como o estabelecimento da avaliação sistemática dos riscos associados [a elas].”


O PL 6120 ainda passará por avaliação de das Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF), Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) antes de ser apreciado pelo Senado Federal.


VEJA TAMBÉM

RS: gado de corte ainda mantém estado corporal satisfatório

Descrição imagem

A baixa ocorrência de chuvas incide na dificuldade de desenvolvimento das pastagens

La Niña: 80% de chance de ficar até o fim do verão

Descrição imagem

Para o mês de fevereiro, a tendência é de que a chuva fique abaixo da média

Ipea projeta PIB Agropecuário para 2021 e 2022

Descrição imagem

Neste ano 2021 previsão de crescimento de 1,2% cai para redução de 1,2%

Saiba quando a seca dará trégua no Sul

Descrição imagem

Os efeitos do La Niña no Sul do Brasil já trazem consequências para as lavouras de milho e soja

Há risco de bloqueio de potássio bielorrusso

Descrição imagem

Caso a situação se consolide poderia haver impactos no abastecimento ao Brasil

Vale a pena armazenar em silo-bolsa?

Descrição imagem

Alternativas para conservar de maneira correta os grãos

Nenhum comentário: