quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

A BMW Motorsport apresenta o impressionante conceito XM, que entrará em linha de produção já no próximo ano

 



O conceito vem com motorização híbrida plug-in incluindo um motor V8 auxiliado por um elétrico com 750 cavalos

Daniel Dias/AutoMotrix

O “M” da divisão de carros esportivos e de competição da BMW significa “Motorsport” e, com suas famosas cores azul, vermelho e violeta – essa, resultante da união das duas primeiras – tornou-se sinônimo de “bólido” muito rápido nas ruas e estradas do mundo. 


Agora, em comemoração aos 50 anos da Motorsport, a BMW M GmbH apresenta no Art Basel de Miami o impressionante e extravagante utilitário esportivo Concept XM, o primeiro modelo exclusivo projetado pela marca esportiva desde o M1. 



O conceito é o carro mais potente da história da fabricante alemã, com motorização híbrida plug-in incluindo um motor V8 auxiliado por um elétrico com brutais 750 cavalos de potência e absolutos cem kgfm de torque, de acordo com dados e testes ainda preliminares, com uma autonomia estimada de 80 quilômetros puramente elétrica (ciclo WLPT). 


A produção terá início no final de 2022, concentrada em Spartanburg, Carolina do Sul, Estados Unidos. 



A imagem do BMW Concept XM combina luxo, performance e design. Os faróis divididos em duas partes e a imensa grade de “duplo rim” octogonal reforçam a identidade do modelo. 


A mesma personalidade esportiva e luxuosa é refletida na cabine. Batizado de M Lounge, o interior ultra sofisticado tem revestimentos premium, como fibra de carbono, e painel que envolve o motorista

 

“O Concept XM representa uma reformulação completa do segmento de carros de alto desempenho. Isso sublinha a capacidade da BMW M GmbH de romper com as convenções estabelecidas e ultrapassar os limites para oferecer aos fãs da marca a melhor experiência de direção. O carro de produção em série também mostra como estamos abordando a eletrificação de nossa marca passo a passo”, revela Franciscus van Meel, CEO da BMW M GmbH. 


O Concept XM abre um novo caminho no segmento de luxo. O exterior do carro se destaca pela presença e pelo apelo extrovertido. Dentro, uma visão do cockpit focado no motorista, pelo qual os modelos M são caracterizados, encontra um design de compartimento traseiro totalmente novo: com bancos de alto conforto e forro do teto iluminado e escultural. 



“O design do Concept XM é uma declaração extravagante da BMW M no coração do segmento de luxo. Ele tem uma identidade única e incorpora um estilo de vida expressivo como nenhum outro modelo da linha BMW fez antes”, afirma Domagoj Dukec, diretor de Design da BMW.


O Concept XM apresenta o novo e progressivo design frontal para os modelos de luxo da BMW, uma versão que será vista pela primeira vez em 2022 como parte da ofensiva de carros da marca alemã no segmento de luxo-esportivo. 



Mais abaixo na extremidade traseira, as cavas das rodas proeminentemente alargadas chamam a atenção para a postura do “bólido” na estrada. 



Luzes traseiras bastante estreitas e em forma de “L” se estendem por quase toda a largura do conceito. 


Elas têm uma aparência escura quando não estão ativas, dando lugar a um tom uniforme de vermelho quando ligadas. 


Dominando a saia traseira estão as ponteiras de escape hexagonais duplas contrapostas, outra característica dos modelos BMW M. 


O sistema de escapamento reduz a contrapressão do motor V8 e gera a “trilha sonora” típica de um M. A disposição vertical e a interpretação hexagonal das ponteiras de escape dão uma nova vida aos dons clássicos e icônicos.


Dentro, o Concept XM exibe uma interpretação de cabine focada no motorista. 



As linhas e o design da superfície do painel de instrumentos, do console central, dos revestimento das portas e dos bancos conferem ao ambiente um toque progressivo com a sua geometria e materiais de alta qualidade, assim como na carroceria externa. 


Couro marrom com aspecto “vintage”, cobre e fibra de carbono criam uma ponte entre o luxo e o esporte motorizado. 


Um elemento de acabamento em negrito fornece separação visual entre a área do motorista e as outras seções do carro, realçando ser o lugar do condutor um legítimo cockpit. 



O destaque visual da cabine é o forro do teto com uma estrutura de prisma tridimensional. Uma combinação de iluminação indireta e direta produz uma estrutura em relevo que mostra o “headliner” como uma obra de arte. 


A iluminação ambiente pode ser ativada nas três cores da BMW M, nas quais o azul faz a ligação com a marca alemã da Bavária, o vermelho simboliza o esporte e o violeta faz a junção dos dois, compondo a assinatura clássica “Motorsport”. 


Com base na mais recente geração do BMW iDrive, a versão específica do sistema de controle e operação traduz o caráter de alto desempenho do Concept XM para o mundo digital. 


Apresentado nas três cores da “M”, a interface do usuário se adapta a uma experiência de direção esportiva. Ele visualiza os modos do sistema de direção híbrido, bem como o elétrico puro. 


Os faróis, bem pequenos e afilados, foram divididos em dois módulos separados, um novo recurso de design com aparência bem atraente. 


A assinatura da luz de condução diurna no módulo superior fino é outro destaque. 


A grade horizontal fica entre os faróis e afunila em direção às bordas externas, parecendo flutuar dentro de uma superfície preta de alto brilho. Barras duplas de estilo M dentro da grade aumentam a percepção de largura. 


O novo logotipo “XM” na grade de “duplo rim” e as grandes entradas de ar sugerem a potência do motor V8, que, ao lado do motor elétrico forma o sistema M Hybrid. O design da traseira também acentua a estatura poderosa do carro, com o Concept XM mostrando um desenho baixo. 


A janela traseira é inserida quase na extremidade do carro. O logo BMW é gravado a laser na janela abaixo de cada um dos dois trilhos, em uma referência estilística ao M1.


Nenhum comentário: