segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

A Audi apresenta a linha 2022 do A3 Sportback e sedã nas versões Performance Black e S Line Limited

 


Os A3 estão em todas as Audi Center do país e serão comercializados na modalidade venda direta

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix


As primeiras unidades da nova geração do Audi A3 desembarcaram no Brasil e começam a ser entregues aos clientes do período de pré-venda. 


Os novos modelos são produzidos nas configurações sedã e Sportback na fábrica de Ingolstadt, Alemanha, onde fica a sede da Audi. 


No mercado nacional, são vendidos na versão Performance Black, com motor 2.0 TFSI, e em um lote limitado da configuração com propulsor 1.4 TFSI, batizada de S Line Limited. 


Além de vários ajustes estéticos, os novos modelos trazem de série o Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas e uma nova alavanca de seleção de marchas com shift-by-wire (sem fio). 


Os novos A3 estão disponíveis em todas as Audi Center espalhadas no país e serão comercializados na modalidade venda direta. 



Os preços partem de R$ 229.990 para as versões 1.4 S line Limited e de R$ 264.990 para as 2.0 Performance Black. Não há diferença de preço entre as configurações Sportback e sedã.


Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nessas duas dimensões em comparação com seu antecessor. 


A altura de 1,43 metros e a distância de entre-eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. 


Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta de 380 a 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas. 



Já a carroceria sedã cresceu em todas as dimensões comparada ao modelo anterior – apenas a distância de entre-eixos permaneceu inalterada. São 4,50 metros de comprimento (quatro centímetros a mais que o anterior e 16 centímetros a mais em relação ao Sportback). 


Já a largura e a altura são idênticas às do hatch. 



Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do A3 sedã anterior. 


Em termos de estilo, a nova geração do A3 apresenta evoluções que valorizam as linhas dinâmicas e o design esportivo, com uma ampla grade frontal Singleframe e grandes entradas de ar na parte frontal. 


Os faróis e as lanternas são Full-Led e contam com indicador dinâmico de setas de série na traseira. 


A nova geração do A3 sedã e Sportback na versão Performance Black chega com o motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 32,6 kgfm – a transmissão que acompanha o conjunto é a S Tronic de dupla embreagem de 7 velocidades. 


Já a edição 1.4 S Line Limited recebe o propulsor 1.4 TFSI a gasolina, que entrega 150 cavalos de potência e torque de 25,5 kgfm, com a transmissão automática Tiptronic de 8 velocidades. 


O Audi Drive Select também é de série em todas as versões e permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: “Comfort”, “Dynamic”, “Efficiency”, “Auto” e “Individual”.


Isso traz mudanças nas características da resposta do acelerador, do câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção. 


O sistema de suspensão traseira é independente em todas as versões, para tentar combinar conforto de condução com boa dinâmica. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada, à situação de direção e ao modo de condução, com o objetivo de criar uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento confortável e um manuseio ágil. 


Além dos itens de série já citados, os modelos chegam com uma boa lista de equipamentos: keyless, volante em couro com “paddles shifts” e base aplanada, rodas de 18 polegadas, faróis Full-Led, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática “hands-free”. 


Os opcionais da versão S Line Limited 1.4 são a pintura metálica, a capa do retrovisor externo em carbono (no sedã, o aerofólio também pode vir em carbono) e os revolucionários faróis Full-LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. 


O conjunto é composto por 15 segmentos de leds que podem ser acionados individualmente. 


Além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais os outros veículos. Já a versão Performance Black 2.0 adiciona bancos dianteiros esportivos eletricamente ajustáveis, acabamento do console central em alumínio, teto solar panorâmico elétrico, sistema de som Audi com dez alto-falantes, capa do retrovisor na cor preta e roda Audi Sport de 18 polegadas com design exclusivo. 


O pacote de opcionais inclui sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis Led Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis e pacote S Line interior, formado por pedaleiras em alumínio e revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante, acrescentando a inscrição “S Line” nos bancos esportivos e no volante. 


Dentre as cores externas disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior, é possível escolher entre preto, cinza e bege.


Experiência a bordo

Conexão com a elegância


No interior do A3 Performance Black, o design esportivo e sofisticado traz alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marchas, elegante, simples e tecnológica, com acionamento eletrônico e o conceito “shift-by-wire” – sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado. 


Elementos estéticos já conhecidos em modelos de classes mais altas da marca também são identificáveis na nova geração do compacto. 


O cockpit do A3 sedã parece ter sido desenvolvido em volta do motorista, um conceito que se inicia com o design de interiores e termina com os elementos de exibição e controle. 


O painel de instrumentos com a tela de toque central da MMI é ligeiramente inclinado em direção ao motorista, com tela de 10,1 polegadas e intuitivo de se operar. 


O Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas complementa as informações e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. 


Primeiras impressões

Agilidade consistente


Tatuí/SP - A maioria dos departamentos de marketing das fabricantes de automóveis se preocupa em reforçar as “personalidades distintas” das configurações hatch e sedã de seus modelos. 


Aos hatches, normalmente se atribui aspectos mais esportivos e joviais, enquanto aos sedãs cabe valorizar o estilo familiar e o conforto. 


Já a Audi prefere deixar que o próprio consumidor descubra as características com a quais se identifica nas duas configurações de carroceria. 


Tirando dos 16 centímetros a mais no comprimento e o desenho diferenciado das duas traseiras e das lanternas, tudo nas versões Sportback e sedã é absolutamente igual – inclusive o peso (1.485 quilos) e os preços. 


As versões disponíveis para avaliação eram a Performance Black, que parte de R$ 264.990 em ambas as configurações de carroceria.


De cara, impressiona a facilidade com que o motor 2.0 Turbo FSI, com seus 190 cavalos e 32,6 kgfm, move a quase tonelada e meia que o A3 Sportback regista na balança, bem auxiliado pela precisa e bem escalonada caixa S Tronic de dupla embreagem de 7 velocidades. 


O conjunto permite ao veículo evoluir de forma consistente, com respostas ágeis em um amplo leque de giros e a uma instigante celeridade para subir de rotação. 


A suspensão totalmente independente, do tipo multilink, confere inegável competência dinâmica ao novo A3, que oferece uma condução envolvente, seja em uma “tocada” mais pacata ou quando se pretende desfrutar de um pouco mais de emoção ao volante, situação na qual os vários controles eletrônicos ampliam expressivamente as possibilidades. 


Equipado com o Audi Presense dianteiro, a assistência em desvios e o aviso de saída da faixa da estrada, o A3 Sportback ajuda a evitar acidentes e oferece um alto nível de segurança. 


Em pisos irregulares, os pneus de perfil reduzido resultam em uma menor capacidade para a absorção das irregularidades e dos desníveis, mas sem jamais tornar o A3 um automóvel desconfortável.

Nenhum comentário: