quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Neonicotinóide reduz taxas de fertilidade em abelhas

 



Larvas das abelhas expostas ao produto químico produziram 20% menos filhotes
Por:  -Eliza Maliszewski

Dois pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis descobriram que o pesticida neonicotinóide imidaclopride pode reduzir as taxas de fertilidade nas abelhas do pomar azul (Osmia lignaria). Em seu artigo publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences, o grupo descreve o teste da resposta do valioso polinizador à presença de imidaclopride.



Pesquisas anteriores mostraram que o imidaclopride, um pesticida neonicotinoide, é prejudicial a todos os tipos de abelhas. Mas, como os pesquisadores observam com este novo esforço, pouco trabalho foi feito para determinar se o produto químico tem um impacto geracional nas abelhas. Nesse novo esforço, a equipe buscou descobrir se o agrotóxico prejudica não apenas as abelhas impactadas com sua aplicação, mas também seus descendentes .


Para isso, capturaram um grande número de abelhas azuis de pomar, um tipo que se assemelha à abelha, mas tem coloração diferente e coleta pólen no ventre em vez de nas patas. É importante para os agricultores que cultivam plantações de árvores, como amêndoas, pêssegos, maçãs e cerejas. As abelhas capturadas foram separadas em pequenos grupos, cada um dos quais exposto ao imidaclopride de maneiras diferentes. Os pesquisadores aplicaram o pesticida nas plantas dentro do recinto de acordo com as instruções. Algumas das plantas receberam doses múltiplas e outras apenas uma. Além disso, algumas das abelhas foram expostas ao produto químico enquanto ainda eram larvas, outras enquanto eram jovens e outras enquanto estavam maduras. E outros ainda foram expostos mais de uma vez durante diferentes estágios de seu ciclo de vida.


Os pesquisadores descobriram que as larvas das abelhas expostas ao produto químico produziram 20% menos filhotes depois que se tornaram adultas. Eles também descobriram que múltiplas exposições levaram a uma quantidade ainda menor de descendentes. Aqueles que foram expostos como larvas, por exemplo, e depois expostos novamente como adultos tiveram 44% menos descendentes, o que, observam os pesquisadores, representa aproximadamente 10 descendentes a menos de um grupo normal de 24.


Os resultados mostram que o uso de imidaclopride em safras agrícolas (que é proibido na Europa, mas não nos EUA) pode levar a reduções dramáticas nas populações de abelhas devido a reduções nas taxas de fertilidade .

Nenhum comentário: