quinta-feira, 25 de novembro de 2021

MS receberá mais de 267 mil doses da Janssen para reforço nos próximos dias

 


Somente em Campo Grande, mais de 45 mil moradores deverão receber dose reforço

Nos próximos dias, Mato Grosso do Sul deverá receber mais de 267 mil da vacina Janssen para aplicação da dose de reforço nos moradores que tomaram a primeira dose. Apesar de o esquema vacinal da vacina ser dose única inicialmente, a fabricante Johnson & Johnson solicitou que as autoridades sanitárias dos países avaliassem a inclusão da dose de reforço na bula da vacina. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação nesta quarta-feira (24).


O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou ao Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que vai atender à solicitação para o envio de 267.261 doses a MS durante encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), no Ministério da Saúde, em Brasília (DF).


O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, lembrou que 165,5 mil doses da Janssen foram utilizadas para a imunização dos 13 municípios que integraram o estudo da fronteira e que o excedente, cerca de 101,7 mil de doses, foi distribuída para os 66 municípios do Estado.


“Durante o encontro no Ministério da Saúde, com a presença da secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nos adiantaram que vão nos remeter essas doses e atender ao nosso pleito. Elas deverão chegar a partir dia 5 de dezembro”, pontua o secretário.


Resende ainda explicou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está fazendo o controle de qualidade referente ao último lote do imunizante que chegou ao Brasil e que fará o mesmo processo com as demais doses que ainda chegarão ao país. Por isso, ainda não foram encaminhadas as doses para os estados e municípios.


“Em Mato Grosso do Sul, nós decidimos à época, aplicar a Janssen na população que era mais vulnerável, entendendo que seria mais fácil aplicarmos apenas a dose única na população ribeirinha e indígenas devido ao acesso a esses locais. Agora, que o Ministério da Saúde autorizou a segunda dose deste imunizante, nós precisamos deste quantitativo. Mas nos garantiram que não precisamos ficar preocupados e que essas doses chegarão ao nosso Estado”, detalha Geraldo Resende.


O Ministério da Saúde enviou para Mato Grosso do Sul em julho deste ano, 165.500 doses da vacina da Janssen que atendeu o estudo na região de fronteira e abrangeu os municípios de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário. O excedente com mais de 100 mil doses da Janssen também foi enviado para demais os 66 municípios do Estado.


Em Campo Grande, por exemplo, 45.549 moradores deverão receber a segunda dose do imunizante da Janssen. Além do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, também participou da reunião.

Nenhum comentário: