quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Mineral na irrigação reduz elementos tóxicos no solo

 



Mineral nanoscópico pode impactar elementos como arsênio e urânio nos cultivos
Por:  -Eliza Maliszewski

Arsênio, urânio e outros oligoelementos ocorrem naturalmente na camada superficial do solo em todo o Cinturão do Milho dos Estados Unidos, incluindo o Estado Cornhusker. As culturas cultivadas em solos contendo níveis elevados desses oligoelementos podem absorvê-los através das raízes, potencialmente reduzindo o crescimento e ameaçando a saúde de quem os consome regularmente.



Arindam Malakar, Chittaranjan Ray e colegas do Nebraska estavam curiosos para saber se a ferridrita - um mineral nanoscópico às vezes encontrado no solo, mas também usado para tratar lençóis freáticos e água potável - pode ajudar a resolver o problema.


Como parte de um experimento em estufa usando solo da universidade, a equipe de Husker plantou milho em três solos: um sem ferrihidrita, outro com 0,05% de ferrihidrita e um terceiro com 0,10% do mineral. Depois de irrigar os solos com água fortificada com arsênio e urânio, os pesquisadores acompanharam o crescimento das plantas de milho e monitoraram as concentrações dos oligoelementos na água ao redor das raízes das plantas .


A equipe descobriu que os solos enriquecidos com ferrihidrita reduziram as concentrações de arsênio e urânio em cerca de 20 por cento. Eles também parecem reduzir a perda de nitrato, que é essencial para o crescimento da planta, mas pode causar problemas de saúde quando lixiviados para o lençol freático, em cerca de 30–50%. A retenção de água, por sua vez, aumentou de cerca de 13% sem ferrihidrita para cerca de 17% com ela.


Crucialmente, o milho também pareceu se beneficiar: as plantas nos solos enriquecidos com ferridrita ficaram mais altas, produziram de 12 a 15% mais tecido vivo, sintetizaram mais clorofila e produziram grãos contendo quase o dobro de ferro.


A realização de experimentos semelhantes em condições reais de campo, ao invés de uma estufa, será necessária para validar os resultados do estudo, disseram os pesquisadores. Mas as descobertas iniciais sugerem que adicionar até mesmo pequenas doses de ferridrita à irrigação pode limitar as concentrações de elementos tóxicos enquanto aumenta o crescimento da safra e a absorção de nutrientes.

Nenhum comentário: