quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Guia destaca correto manejo sanitário na piscicultura

 



A publicação é inédita no país e é dividida em cinco capítulos


A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), entidade de âmbito nacional que valoriza, fomenta e defende a cadeia da produção de peixes cultivados no Brasil, lança o Guia de Biosseguridade, publicação completa sobre o cenário, os desafios e as medidas necessárias nas propriedades de piscicultura e demais agentes da cadeia produtiva para o correto manejo sanitário.



O Guia da Biosseguridade é um produto do Comitê de Sanidade da Peixe BR, composto por profissionais de empresas associadas, que tem como prioridade a discussão dos crescentes desafios sanitários, incluindo estratégias de controle e boas práticas de manejo para a realidade de cada região do país.


A publicação – inédita no país – é dividida em cinco capítulos: Biosseguridade na Piscicultura, Análise de Risco para os Empreendimentos Aquícolas, Principais Fontes de Introdução de Patógenos, Medidas Gerais de Biosseguridade para Empreendimentos Aquícolas e Medidas Específicas de Biosseguridade.


“O Guia da Biosseguridade da Piscicultura Brasileira responde a um importante anseio da cadeia produtiva de peixes de cultivo, que passa a contar com um conteúdo denso, detalhado e atualizado, que mostra os desafios e os caminhos para a biosseguridade na atividade”, assinala Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).


Para Rodrigo Zanolo, coordenador de comunicação e marketing do Comitê de Sanidade da Peixe BR, o Guia da Biosseguridade é essencial para a piscicultura brasileira. Ele explica que a elaboração do conteúdo envolveu diversos profissionais de várias especialidades, que fizeram uma análise detalhada sobre os desafios sanitários da piscicultura brasileira. “Para o sucesso dessa importante iniciativa, o Co­mitê de Sanidade foi dividido em grupos de estudos de Tanques-rede, Reprodução e Casas Genéticas, Viveiros Escavados e Sistemas Fechados, Revisão Bibliográfica, Diagnósticos e Estudo Epidemiológico e Protocolos e Biosseguridade. O resultado é um material de excelente qualidade, que certamente contribuirá para a evolução do controle sanitário da piscicultura brasileira”.


Em seu primeiro capítulo (Biosseguridade na Piscicultura), o Guia destaca a importância da sanidade para o contínuo crescimento da atividade. “As medidas de biosseguridade direcionadas ao siste­ma de criação de peixes reúnem ações estruturadas para conter a introdução e a disseminação de agentes patogê­nicos no ambiente de produção aquícola. Na ausência dessas medidas, a introdução de uma nova enfermidade pode representar prejuízos econômi­cos, sociais e ambientais a partir da ocorrência de mortalidade de animais, bem como perda da eficiência zootéc­nica, além da contaminação ambiental com os resíduos gerados pelos materiais biológicos de animais mortos. Ainda, a introdução de patógenos exóticos podem representar riscos à população nativa de espécies aquá­ticas susceptíveis ao agente infeccioso, podendo pro­porcionar impactos duradouros sobre a biota aquática. Dessa forma, as ações para prevenção de introdução de patógenos ao ambiente de cultivo tornam-se essenciais para o crescimento sustentável da atividade aquícola, bem como para sua competitividade no mercado cada vez mais globalizado”.


O Guia da Biosseguridade da Piscicultura Brasileira está acessível para download gratuito aqui.

Nenhum comentário: