terça-feira, 2 de novembro de 2021

Comércio de rua e lojas de shoppings não abrem nesta terça-feira

 

Por força de lei, lojas devem permanecer fechadas no feriado; empresários reclamam


O comércio de Campo Grande não abrirá as portas nesta terça-feira (2), feriado de Dia de Finados.


Conforme o gerente de relações sindicais da Fecomércio, Fernando Camilo, a decisão está acordada na Lei Complementar nº 81, de janeiro de 2016.


Esta lei não permite a abertura do comércio varejista na data, incluindo lojas de departamento e shoppings centers.


A lei não se aplica para estabelecimentos do ramo alimentício, como supermercados e restaurantes.


Desta forma, o comércio de rua ficará fechado, enquanto os shoppings irão abrir, mas com atendimento apenas de lojas e quiosques de lazer e alimentação.



O fechamento não agradou empresários e comerciantes, que veem o não funcionamento como um prejuízo.


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL/CG) emitiu nota onde afirma que a a proibição de funcionamento no Finados é antiga e não está de acordo com a realidade atual, de busca de retomada devido à pandemia.


“Após a pandemia, além do temporal que colocou a cidade de cabeça para baixo, o varejo ficou fragilizado, precisando de apoio para se recuperar, mas acabou esbarrando em amarras que proíbem os lojistas de abrir as portas”, disse o presidente da entidade, Adelaido Vila.


Segundo ele, a abertura do comércio é essencial para a recuperação do setor, com o pagamento das obrigações trabalhistas vigentes, durante os feriados.  


“Entendemos que todos serão beneficiados, patrões e empregados, e defendemos a liberdade de decisão da iniciativa privada, que ficou sem poder de escolha entre abrir e fechar”, comentou.

Nenhum comentário: