quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Setor agrícola e startups: inovação gera competitividade

 


A tecnologia permite aumentar a produtividade sem aumentar nossas áreas de cultivo
Por:  -Leonardo Gottems



As startups estão inovando bastante o setor agropecuário, gerando bastante competição entre os países, de acordo com o que foi concluído durante o debate “Tecnologia, Desenvolvimento Agrícola e Relações com a China” realizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). No evento, a CEO da Bayer, Malu Nachreiner, destacou que nos últimos quatro anos aproximadamente 2 mil startups entraram para o setor agrícola brasileiro, mas a China está muito à frente no cenário Ocidental em sinergia e velocidade nos negócios.  



“Precisamos ser mais ágeis e atrair novos perfis profissionais. Hoje contamos com uma equipe de cientistas de dados e entendemos que a agricultura do futuro precisa de profissionais com esse perfil. Nosso maior desafio é construir novas parcerias e pensar em como co-criar e colaborar com a China, que já possui um ecossistema muito mais avançado e assertivo”, afirmou. 


O evento foi o segundo da série “Investimentos e Cooperação Empresarial na China” realizado em parceria com o Veirano Advogados. Para o Conselheiro Consultivo do CEBRI e ex-Embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru, além da tecnologia, as práticas sustentáveis também são essenciais para maior competitividade do Brasil no cenário internacional. “Cooperação empresarial e atenção às novas tecnologias e iniciativas de inovação fazem parte do olhar mais atual sobre o futuro do planeta. As práticas sustentáveis são cada vez mais urgentes no cenário econômico e produtivo dos países”, disse Caramuru. 


“A tecnologia permite aumentar a produtividade sem aumentar nossas áreas de cultivo. Hoje só 8% do território brasileiro é destinado à produção agrícola e isso está diretamente ligado ao uso de tecnologias. Nesse cenário, o investimento em treinamento é uma das nossas principais iniciativas para modernizar o ambiente empresarial e construir um futuro mais sustentável e produtivo”, concluiu Pedro Valente, diretor da AMAGGI Agro. 

Nenhum comentário: