terça-feira, 10 de agosto de 2021

Internações oscilam, mas Campo Grande se mantém longe do caos das lotações de UTIs Covid

 

Com vacinação avançada, cidade consegue ter leitos livres para novas internações

Jornal Midiamax

Apesar de ter variação no número de internados por causa do coronavírus, Campo Grande está longe das taxas assustadoras de lotação das UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19. Nesta segunda-feira (9), são 67,10% de ocupação nestas unidades e 101 leitos livres.


O dia começou com 73% de ocupação nas UTIs e às 16h11 baixou para 67%. A variação faz parte do cenário atual da Capital, que com o avanço da vacinação, consegue se estabilizar.


Em 2 de agosto, Campo Grande registrou 64% de ocupação e 108 pessoas internadas. De uma segunda-feira para a outra a Capital parece ter quase o dobro de pacientes em estado grave da Covid-19.


No entanto, a Prefeitura Municipal afirma que “essa taxa é flutuante e pode oscilar para mais ou para menos, dependendo do cenário atual”. A cidade chegou a ter 333 leitos, quantidade insuficiente para tratar os pacientes infectados em estado grave.


Com o avanço da vacinação, que já atinge 57,89% da população, a Capital registra “um número menor de internações e óbitos comparado a meses anteriores”. Neste ano, o sistema de saúde do município ficou sobrecarregado com a demanda dos próprios moradores e habitantes de outras cidades da macrorregião.


O município chegou a ter 30 pacientes intubados nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), todos aguardando transferência por causa da superlotação dos leitos. Assim, longe do caos da lotação, Campo Grande oscila o número de internados e a Prefeitura garante que a variação dos número não é relacionada a flexibilização.


“Cabe esclarecer ainda que os estabelecimentos comerciais continuam com restrição de ocupação máxima de 50% e as fiscalizações seguem intensificadas, principalmente aos fins de semana e feriados”, esclarece a gestão. A segurança e rondas são para coibir aglomerações e qualquer desrespeito às medidas de biossegurança.


Apesar de outros 11 estados confirmarem a variante Delta, preocupação atual do coronavírus, Mato Grosso do Sul continua sem casos registrados. Em Campo Grande não há nenhuma suspeita da nova cepa do vírus.

Nenhum comentário: