terça-feira, 10 de agosto de 2021

Hospital Regional recebe 18 mil doses de Polimixina para combater superbactéria em pacientes

 

Hospital sofre desde novembro do ano passado com a falta do antibiótico


Sofrendo de escassez desde novembro do ano passado, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebeu 18 mil doses do antibiótico Polimixina B para tratar bactérias multirresistentes em pacientes.


A infecção ocorre, geralmente, em pacientes que fazem uso prolongado de ventiladores mecânicos para respirar.


Em dezembro de 2020, as empresas enviaram ao Hospital, ofícios informando a dificuldade de fabricar a Polimixina B, alegando que a aquisição dos insumos, provenientes da China, estavam cada vez mais difíceis de viabilizar.


Uma das empresas que têm contrato com o HRMS, chegou a entregar o medicamento em várias parcelas, com o último envio em março deste ano, deixando de entregar outros três 3 lotes. 


De acordo com o diretor-presidente do HRMS, Lívio Viana de Oliveira Leite, devido à isso, a empresa foi notificada, multada, e mesmo assim, não cumpriu com o contrato.


“Temos empenhos, e entregas em atraso e infelizmente as fabricantes dão sempre a mesma resposta: falta de matéria-prima para produção. O Ministério Público já foi acionado, as empresas multadas, conforme cláusulas contratuais, mas infelizmente as entregas ainda estão em atraso", explicou.


 


Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, foram tomadas todas as ações necessárias para garantir o abastecimento de medicamentos.  


“Nunca deixamos de suprir o Hospital Regional em todos os insumos.  Houve problemas de desabastecimento mundial de certos medicamentos. Fizemos todo o possível para garantir o fornecimento desses medicamentos”, disse.


O Setor de Compras do HRMS fez buscas nos processos e empenhos e encontrou uma distribuidora que aceitou honrar o contrato atrasado, entregando 18.505 ampolas do medicamento.  


“Foi feita uma busca nos processos em aberto e vimos a possibilidade de adquirir os medicamentos em falta nos nossos estoques, entrando em contato com as empresas para negociar novas datas de entrega, algumas empresas aceitaram e outras cancelaram os compromissos, dessa forma, conseguimos uma carga suficiente do antibiótico para nossos pacientes não ficarem sem tratamento", destacou Lívio Leite.


Ainda de acordo com o diretor-presidente do Hospital, até o fim do mês outra empresa deve enviar uma nova remessa com mais 18 mil doses de Polimixina B.

Nenhum comentário: