segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Confira como usar aplicativo para intermediar contratações em MS

 




Desde o dia 8 de fevereiro está em funcionamento o aplicativo MS Contrata +, lançado com objetivo de facilitar a intermediação de emprego em Mato Grosso do Sul. Nesses 7 meses em atividade, a ferramenta intermediou 32.252 vagas de emprego no Estado.


As contratações podem ser feitas de duas formas: hunting, quando a empresa 'caça' currículos em busca de profissionais, e por aplicação às vagas.


Dados oficiais da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) mostram que, na primeira modalidade, foram 9.433 recrutamentos realizados no período. Isso significa que ter um perfil no aplicativo vai ajudar a ser encontrado por empresas que buscam por mão de obra.


Além disso, é possível, também, se candidatar às vagas abertas pelas empresas no aplicativo. No total, 22.819 contratações foram feitas dessa forma na ferramenta.


São 431 empresas que realizam tanto contratações de 'caça' aos trabalhadores quanto de oferta de vagas.


Mais Números

No total, o MS Contrata + já conta com 69.376 usuários cadastrados. Na página do aplicativo, na Play Store, consta que já foram realizados mais de 50 mil downloads — nem todos que baixaram o app efetuaram o cadastro.


Desse total, há 46.137 trabalhadores com currículos cadastrados e outros 18.753 iniciaram o processo de inscrição, mas não concluíram. 


Como conseguir uma vaga de trabalho

O aplicativo chega como uma forma de facilitar a busca por emprego formal. Em vez de distribuir currículos, o candidato se cadastra na ferramenta, busca por vagas sem sair de casa — sem gastar com impressão — e ainda pode ser encontrado por uma empresa que busca por aquele perfil específico.


Mas, a concorrência é grande e são milhares de currículos à disposição dos selecionadores. Por isso, é importante se destacar dos demais. Então, separamos algumas dicas que podem te ajudar a conquistar um emprego pelo aplicativo MS Contrata +:


Insira o máximo de informações:


É essencial que o selecionador conheça o que for importante sobre você. Por isso, é fundamental saber contextualizar e explicar bem o que cada campo do currículo exige. Afinal, você não estará lá para explicar para o recrutador cada experiência ou cada habilidade que você tenha, por exemplo.


Saiba o que quer!


Quando um recrutador procura por um candidato no aplicativo, ele busca um perfil específico para a vaga que ele tem a oferecer. Por isso, não deixe seu currículo aberto, sem objetivos concretos. 


Analise as descrições de vagas nos cargos que você deseja — e que esteja apto a exercer — e identifique o que as empresas procuram nesse tipo de profissional. Se o seu currículo for bem claro, suas chances de ser visto para este tipo de vaga aumentam.


Avaliação da Funtrab

A utilizadora do aplicativo, Funtrab, avalia que a ferramenta atende às expectativas do governo e que o aplicativo passará por melhorias. "Atende diversas funções inerentes à empregabilidade, geração de renda a atendimento online a toda a população de MS. A atividade mais recente incluída no rol de aplicações do MS Contrata+, como é de conhecimento público, é o pré-cadastro para o microcrédito", informou via assessoria de imprensa.

Nenhum comentário: