terça-feira, 3 de agosto de 2021

Argentina abre inscrição para exportar uvas para o Brasil

 



Frutas devem vir livres de Lobesia botrana, praga ausente nas videiras brasileiras
Por:  -Eliza Maliszewsk


Produtores de uvas frescas das províncias de Mendoza e San Juan, na Argentina, têm até o dia 27 de agosto, para se registrar no Sistema de Mitigação de Riscos (SMR) do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), caso queiram comercializar sua produção para o Brasil.



Eles devem seguir o Sistema de Mitigação de Riscos (SMR) da praga Lobesia botrana, que reúne as condições exigidas para quem opte por não realizar a bromação antes da exportação, o que representa novas oportunidades para os produtores argentinos de uvas frescas. O Brasil aprovou o plano em auditoria realizada nos pomares argentinos em abril.


Os cuidados evitam a entrada da Lobesia Botrana no Brasil, considerada uma praga quarentenária ausente e que causa grandes danos aos parreirais. A traça está presente em países como Argentina e Chile. Na última safra (2019/20), a Argentina exportou 4350 toneladas de uvas frescas e o Brasil posicionou-se como principal destino com 1950 toneladas, 45% do total exportado.


A exportação argentina também deve observar também o disposto na Resolução Mercosul que envolve também outras pragas como os ácaros Brevipalpus chilensis,  Brevipalpus lewisi e Cenopalpus pulcher e o tripes Drepanothrips reuteri .

Nenhum comentário: